Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
homepage
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 

Guia da Biblioteca de Direito da Universidade do Minho

Biblioteca

A Biblioteca de Direito da Universidade do Minho (BD) está situada na Escola de Direito, no Campus de Gualtar, em Braga, e funciona em regime de livre acesso às estantes.

Utilizadores

São utilizadores da Biblioteca de Direito da Universidade do Minho, os alunos, docentes, investigadores, bolseiros e trabalhadores não docentes e não investigadores da UMinho; as unidades orgânicas de ensino e investigação e respetivas subunidades, os projetos de investigação, as unidades culturais e as unidades de serviços da UMinho; as pessoas singulares ou coletivas, após a aceitação da sua inscrição; as entidades de arquivo, bibliotecas e outros serviços de documentação e informação nacionais, após a celebração de contratos de colaboração/protocolos.

Fundo documental

A Biblioteca de Direito da Universidade do Minho possui um fundo bibliográfico especializado na área do Direito, organizado tematicamente, segundo a Classificação Decimal Universal (CDU). Integra a Biblioteca Dr. Francisco Salgado Zenha (BSZ), cujo espólio documental se encontra individualizado numa área específica, é constituído por cerca de 20.000 publicações sobre assuntos jurídicos e das diversas áreas do saber e foi doado à Universidade do Minho em 16 de dezembro de 1998.

  • Monografias – encontram-se organizadas por assuntos de acordo com o sistema de Classificação Decimal Universal.
  • Publicações periódicas – encontram-se organizadas por ordem alfabética de título.
  • Obras de referência – as enciclopédias, os dicionários e outras obras de referência, encontram-se organizadas nas salas de leitura de acordo com o sistema de Classificação Decimal Universal.
  • Documentos audiovisuais e de acesso reservado - a consulta destes documentos deverá ser solicitada no balcão de atendimento.

Catálogo Bibliográfico

O catálogo bibliográfico da Biblioteca de Direito da Universidade do Minho referencia todas as publicações aí localizadas. Do exterior da biblioteca é também possível o acesso ao catálogo, a partir do endereço: http://aleph.sdum.uminho.pt

Salas de leitura

A Biblioteca de Direito da Universidade do Minho disponibiliza 73 lugares de leitura (dos quais 4 com computador) e uma pequena sala de estudo em grupo com 6 lugares. Nas salas de leitura é necessário respeitar algumas normas, definidas no Regulamento das Bibliotecas da Universidade do Minho, como por exemplo: não falar, comer, fumar, levar objetos e ou tomar atitudes que perturbem o normal funcionamento da biblioteca.

Serviços aos utilizadores

  • Empréstimo: As publicações passíveis de requisição para leitura domiciliária estão identificadas no catálogo bibliográfico com o estatuto regular (14 a 7 dias). As publicações que constituem a Biblioteca Dr. Francisco Salgado Zenha, as publicações periódicas, o material audiovisual, as obras de referência, não são requisitáveis para leitura domiciliária. O empréstimo domiciliário pode ser efetuado presencialmente na biblioteca ou solicitado à distância. O empréstimo presencial pressupõe sempre a apresentação da publicação no balcão de atendimento, onde será emitido e assinado o respetivo talão de requisição. O empréstimo à distância deve ser solicitado através do preenchimento de formulário próprio, que deverá ser enviado para o endereço de correio eletrónico do Gabinete de Difusão de Informação: (dif@sdum.uminho.pt). O empréstimo de publicações encontra-se definido no Regulamento das bibliotecas da Universidade do Minho.
  • Reproduções: A biblioteca disponibiliza um scanner, em regime de self-service.
  • Serviço de informação e referência: Informações de carácter geral ou assistência em pesquisas bibliográficas, devem ser solicitados no balcão de atendimento. Para questões e pesquisas mais especializadas por favor contactar através do serviço Pergunte-nos.
  • Serviço de pedido de documentos ao exterior:  visa obter acesso a documentos inexistentes nas bibliotecas da Universidade do Minho, por via de empréstimo interbibliotecas ou do fornecimento de exemplares fotocopiados/digitalizados. Para o efeito, consulte  a informação do serviço de Pedido de Documentos.
  • Formação: No início de cada ano letivo, os Serviços de Documentação promovem sessões de apresentação das bibliotecas da UMinho, com o intuito de dar a conhecer os recursos e serviços disponíveis e transmitir informações úteis para uma utilização mais eficaz dos recursos disponíveis. Sempre que solicitadas, poderão ser marcadas outras sessões de formação específicas sobre os recursos e serviços disponíveis nas bibliotecas da UM. Para o efeito, contactar: formacao@sdum.uminho.pt
  • Acesso Wireless à rede da UMinho. e à Internet: A partir da biblioteca, mediante a utilização de um computador portátil e uma placa wireless Wi-Fi compatível, poderá aceder a todo um conjunto de serviços e conteúdos de acesso restrito à rede UMinho e à Internet.

Sistema de Segurança

A biblioteca está equipada com um sistema de segurança para evitar o furto de documentos. O Regulamento das Bibliotecas da Universidade do Minho (artº 22º) prevê um procedimento disciplinar, durante o qual ficam suspensos todos os direitos de utilizador, para quem tente sair da biblioteca com publicações sem prévia requisição.

Endereço, Horário e Telefones

Biblioteca de Direito da Universidade do Minho
Endereço: Escola de Direito, Campus de Gualtar, 4710-057 Braga
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 19h30

Telefones:
253 601 836
E-mail:
bd@sdum.uminho.pt

Sugestões e Reclamações

Na biblioteca existe uma caixa para apresentação de sugestões e reclamações sobre o seu funcionamento. Também podem ser enviadas por correio eletrónico para bd@sdum.uminho.pt.


 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SDUM Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
ISO9001   Entidades certificadas:
Biblioteca Geral da Universidade do Minho
Biblioteca da Universidade do Minho em Guimarães