Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
homepage
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 

Guia da Biblioteca Geral da Universidade do Minho

Biblioteca

A biblioteca geral da Universidade do Minho (BGUM) está situada no Campus de Gualtar, em Braga e funciona em regime de livre acesso às estantes.

Utilizadores

São utilizadores da biblioteca geral da Universidade do Minho, os alunos, docentes, investigadores, bolseiros e trabalhadores não docentes e não investigadores da UMinho; as unidades orgânicas de ensino e investigação e respetivas subunidades, os projetos de investigação, as unidades culturais e as unidades de serviços da UMinho; as pessoas singulares ou coletivas, após a aceitação da sua inscrição; as entidades de arquivo, bibliotecas e outros serviços de documentação e informação nacionais, após a celebração de contratos de colaboração/protocolos.

Fundo Documental

A biblioteca geral da Universidade do Minho, possui um fundo bibliográfico que abrange todas as áreas do saber, organizado tematicamente, segundo a Classificação Decimal Universal (CDU).

Possui ainda o fundo documental da extinta Biblioteca do Instituto de Estudos da Criança e das antigas escolas do Magistério Primário de Braga e Guimarães e um fundo especial (a biblioteca de reservados - BRE), que concentra as publicações dos docentes, investigadores e funcionários da U. M., localizado no 1º andar da biblioteca. Dada a sua natureza, encontra-se sujeito a restrições especiais de leitura. O seu acesso é possível dirigindo-se ao balcão de atendimento.

O fundo documental é composto por diversos tipos de documentos, nomeadamente por:

  • Monografias - encontram-se organizadas por assuntos, de acordo com a Classificação Decimal Universal, onde a cada assunto corresponde um número. Nas salas de leitura e no depósito de publicações (BGUM1) encontram-se afixadas plantas que refletem a distribuição dos vários assuntos.
  • Publicações periódicas - estão organizadas por ordem alfabética de título, estando as revistas, boletins, jornais e outras publicações periódicas do ano em curso, nas salas de leitura, de acordo com a distribuição temática dos livros aí existentes. No depósito de publicações da biblioteca encontra-se o histórico das coleções. Os jornais diários e semanários encontram-se em expositores próprios nas salas de leitura.
  • Obras de referência - as enciclopédias, dicionários e outras obras de referência estão localizadas na parte central das salas de leitura.
  • Documentos audiovisuais - a biblioteca possui uma sala multimédia, localizada no 2º piso. As cassetes vídeo e os CD áudio disponíveis apresentam-se em expositores existentes nas salas de leitura. Informações sobre a utilização destes documentos serão obtidas nos balcões de atendimento.

Catálogo Bibliográfico

O catálogo público de acesso em linha das bibliotecas da Universidade do Minho (OPAC), contém as referências de todas as espécies documentais existentes nas bibliotecas da Universidade do Minho. Do exterior da biblioteca é também possível o acesso em linha ao catálogo, a partir do endereço: http://aleph.sdum.uminho.pt.

Salas de Leitura e Estudo 

A biblioteca disponibiliza 606 lugares de leitura  e estudo.  Nos 3 pisos da biblioteca existem 8 salas de estudo em grupo, 3 das quais com funcionamento permanente (24 horas por dia, 7 dias por semana), durante o período letivo;  7 gabinetes de estudo de grupo (5 para grupos de 8 pessoas e 2  para grupos de 6 pessoas) e 32 cabinas para estudo individual.

O Regulamento das Bibliotecas da Universidade do Minho define todas as condições de utilização da sala de leitura. No entanto, recorda-se que não é permitido falar, fumar, comer, beber ou tomar quaisquer outras atitudes que ponham em causa o ambiente de silêncio e disciplina.


Depósito de Publicações

No depósito de publicações (referenciado no catálogo como BGUM1 e BGUMD), encontra-se o histórico das coleções de publicações periódicas, bem como as publicações com menor taxa de utilização.


Serviços aos Utilizadores

  • Empréstimo: todas as publicações passíveis de  requisição para leitura domiciliária, estão identificadas no catálogo bibliográfico. O empréstimo para leitura domiciliária realiza-se por um período variável, entre 3 e 60 dias, de acordo com o estatuto das publicações e o tipo de utilizador que as requisita. As publicações periódicas, o material audiovisual e as obras de referências não são requisitáveis para leitura domiciliária. O empréstimo domiciliário pode ser efetuado presencialmente ou solicitado à distância. O empréstimo presencial pressupõe sempre a apresentação da publicação no balcão de atendimento, onde será emitido e assinado o respetivo talão de requisição. O empréstimo à distância deve ser solicitado através do preenchimento de formulário próprio, que deverá ser enviado para o endereço de correio eletrónico do Gabinete de Difusão de Informação: dif@sdum.uminho.pt. O empréstimo de publicações encontra-se definido no Regulamento das bibliotecas da Universidade do Minho.
  • Reproduções - A biblioteca disponibiliza fotocopiadoras e scanner, em regime de self-service. Os cartões para utilização das fotocopiadoras devem ser adquiridos nas máquinas existentes para o efeito no piso da receção.
  • Serviço de informação e referência - Informações de carácter geral, ou assistência em pesquisas bibliográficas, devem ser solicitadas nos balcões de atendimento. Para pesquisas bibliográficas especiais e outras questões relacionadas com os recursos bibliográficos e informativos disponíveis na Universidade do Minho, contactar através do serviço Pergunte-nos ou presencialmente através do Gabinete de Difusão de Informação, situado na BGUM.
  • Serviço de empréstimo interbibliotecas - Para ter acesso a documentos inexistentes nas bibliotecas da U.M. o Gabinete de Difusão poderá tentar obtê-los por empréstimo inter-bibliotecas (livros, relatórios, etc.,) ou fotocópia (artigos de revistas, teses, etc.) O serviço pode ser solicitado ao Gabinete de Difusão: dif@sdum.uminho.pt . Pode usar também o formulário existente para o efeito.
  • Formação - No início de cada ano letivo, a biblioteca promove sessões de apresentação das bibliotecas da UM, com o intuito de dar a conhecer os recursos e serviços disponíveis e transmitir informações úteis para uma utilização mais eficaz. Sempre que solicitadas, poderão ser marcadas outras sessões de formação específicas sobre os recursos e serviços acessíveis nas bibliotecas da UM. Para o efeito, contactar através do endereço de email formacao@sdum.uminho.pt.
  • Acesso Wireless à rede da U.M. e à Internet - a partir da biblioteca, mediante a utilização de um computador portátil e uma placa wireless Wi-Fi compatível, poderá aceder a todo um conjunto de serviços e conteúdos de acesso restrito à rede UMinho e à Internet.

Sistema de Segurança

A biblioteca está equipada com um sistema de segurança para evitar o furto de documentos.

O Regulamento das Bibliotecas da Universidade do Minho (artº 22º) prevê um procedimento disciplinar, durante o qual ficam suspensos todos os direitos de utilizador, para quem tente sair da biblioteca com publicações, sem prévia requisição.

Endereço, Horário e Telefones

Endereço:
Biblioteca geral da Universidade do Minho
Campus de Gualtar - 4710-057 Braga
Horário de funcionamento:
Período letivo - de 2ª a 6ª feira das 8h30 às 24h00 e Sábado das 8h30 às 14h30.
Período de férias - de 2ª a 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Informação atualizada na página da BGUM

Telefones:
253 604 156 - balcão do rés-do-chão
253 604 157 - balcão do 1º piso
253 604 158 - balcão do 2º piso
Para telefonar a partir das instalações da Universidade, devem-se marcar apenas os últimos seis dígitos.
Fax: 253 604 159
E-mail:
bgum@sdum.uminho.pt

Sugestões e Reclamações

 Na biblioteca existem caixas para apresentação de sugestões e reclamações sobre o seu funcionamento. Também podem ser enviadas por correio eletrónico para bgum@sdum.uminho.pt.


 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SDUM Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
ISO9001   Entidades certificadas:
Biblioteca Geral da Universidade do Minho
Biblioteca da Universidade do Minho em Guimarães