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Estrutura

De acordo com o Regulamento Orgânico da Universidade do Minho, os Serviços de Documentação constituem uma Direção de Serviços dirigida por um diretor, diretamente dependente do Reitor.

A Direcção dos Serviços de Documentação constitui um sistema integrado que engloba todas as unidades funcionais de biblioteconomia e informação bibliográfica e todas as bibliotecas da Universidade, tendo por atribuições fundamentais (missão):

a) Recolher, gerir e facultar a todos os sectores de atividade da Universidade a informação de carácter científico, técnico e cultural necessária ao desempenho das suas funções;
b) Participar em sistemas ou redes de informação bibliográfica, científica e técnica, de acordo com os interesses da Universidade.

A Direção dos Serviços de Documentação compreende a Divisão de Biblioteconomia, a Divisão de Informação e a Seção de Secretaria.

A Divisão de Biblioteconomia integra, presentemente, os setores funcionais de Aquisições, Análise Documental, Catalogação e Leitura e Empréstimo, tendo por função acionar as tarefas e serviços de biblioteca, competindo-lhe:

a) Apoiar a Universidade no âmbito da seleção documental e processar a aquisição das publicações selecionadas, sem prejuízo da obtenção de publicações por oferta ou permuta;
b) Catalogar todas as publicações recebidas, de acordo com as normas nacionais e internacionais aplicáveis e em uso nos Serviços de Documentação, e inserir as respetivas referências na base de dados bibliográficos da Universidade;
c) Classificar todas as publicações recebidas, de acordo com a Classificação Decimal Universal;
d) Organizar os fundos documentais e assegurar a sua utilização em condições adequadas;
e) Garantir o normal funcionamento das salas de leitura das bibliotecas da U.M. e assegurar o empréstimo de publicações de acordo com as condições estipuladas no respetivo regulamento.

A Divisão de Informação, por seu lado, integra os sectores funcionais da Biblioteca Digital, Informática, RepositóriUM, Difusão, Formação e Animação, e tem por função a gestão e difusão de informação de apoio ao ensino e à investigação, competindo-lhe:

a) Criar, desenvolver e disponibilizar aos utilizadores os meios necessários para a pesquisa e acesso aos recursos informativos de carácter científico, técnico e cultural disponíveis na Universidade;
b) Garantir o normal funcionamento do sistema informático dos SDUM e assegurar a sua interligação com outros sistemas ou redes de informação (nomeadamente com o sistema de informação da Universidade e com redes ou portais de bibliotecas universitárias);
c) Criar, desenvolver e disponibilizar serviços de referência e de difusão de informação científica e técnica (como a pesquisa bibliográfica, a difusão seletiva de informação, o fornecimento de documentos do exterior, por empréstimo inter-bibliotecas ou obtenção de cópia);
d) Gerir e garantir o normal funcionamento do repositório institucional da Universidade do Minho;
e) Proceder à deteção, armazenamento e difusão de informação de interesse para os utilizadores;
f) Editar e difundir as publicações (periódicas e não periódicas) dos SDUM;
g) Realizar ações de formação e sensibilização de utilizadores, e disponibilizar conteúdos de apoio à utilização dos recursos informativos disponíveis na Universidade;
h) Acolher e organizar atividades de carácter cultural.

Finalmente, a secretaria, chefiada por um coordenador técnico diretamente dependente do diretor, que integra o setor de Manutenção, tem por função garantir todo o apoio administrativo à direção de serviços, competindo-lhe:

a) Executar e controlar as operações administrativas referentes a receitas e despesas dos Serviços;
b) Executar as operações administrativas referentes à gestão do pessoal dos Serviços (assiduidade, férias, deslocações, etc.);
c) Executar a aquisição de bens e manter o inventário do material não livro;
d) Gerir a entrada e saída de correio e manter o arquivo dos Serviços;
e) Coordenar e controlar as tarefas de manutenção e limpeza do edifício dos Serviços.

Diretamente dependentes do Diretor de Serviços encontram-se também o gabinete de Projetos Open Access e o Sistema de Gestão da Qualidade.

a) Coordenar e gerir globalmente o SGQ;
b) Melhorar continuamente a eficácia do SGQ;
c) Apoiar o processo Planeamento e Controlo pela Direcção do Serviço;
d) Coordenar e/ou gerir, consoante os casos, os processos operacionais, de suporte e de medição e análise;
e) Coordenar/Gerir o Portal da Qualidade;

Organograma:

 


 
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