Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
homepage
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 
voltar 
25 de Abril
Universidade do Minho , sexta-feira, 23-04-2004
Para assinalar o 30º Aniversário da Revolução do 25 de Abril, os Serviços de Documentação seleccionarem e reuniram um pequeno conjunto de recursos para quem quer saber mais sobre este dia histórico.
 

Para assinalar o 30º Aniversário da Revolução do 25 de Abril, acontecimento maior da nossa história contemporânea, os Serviços de Documentação seleccionarem e reuniram um pequeno conjunto de recursos para quem quer saber mais sobre o dia que mudou Portugal...

Centro de Documentação 25 de Abril ? Imperdível!

Criado no âmbito da Reitoria da Universidade de Coimbra em Dezembro de 1984, o Centro de Documentação 25 de Abril visa recuperar, organizar e pôr à disposição da investigação científica o valioso material documental disperso pelo país e estrangeiro, sobre a transição democrática portuguesa: o 25 de Abril de 1974, os acontecimentos preparatórios e as suas principais consequências.


Consulte no Arquivo Electrónico da Democracia Portuguesa a Cronologia dos factos, imagens, sons e textos que marcaram a transição democrática portuguesa e biografias de políticos e partidos políticos, e MUITO MAIS.

25 de Abril: da Efemeridade à História
O 25 de Abril na Biblioteca Nacional.


25 de Abril Dossier temático do Instituto Camões ?A revolução de 25 de Abril de 1974 representa um marco fundamental não apenas na história do Portugal contemporâneo mas em toda a história da nacionalidade. Com ela, não só se fecha o ciclo imperial iniciado com a expansão marítima no século XV, como se abre a via de integração numa nova entidade política em gestação - a União Europeia.? Dossier desenvolvido aquando da comemoração de 25º aniversário.

30 anos - 30 canções

Um grupo de artistas de diferentes projectos musicais levam a palco uma série de espectáculos, onde cantam 30 canções de Abril. Pretendem assinalar durante todo o ano de 2004 os 30 anos do 25 de Abril. Os interessados podem ver na agenda quando será o próximo. Não faltem!

No website podemos ler as letras e ouvir a célebre tema ?Venham mais cinco? do Zeca Afonso.

À espera da RevoluçãoVisão Online
?À espera da Revolução? é o nome do destaque da revista Visão Online, dedicado ao 25 de Abril de 1974, de que se comemora, agora, o 30.º aniversário.

Especial 25 de Abril
?Fotografias históricas de Eduardo Gajeiro e Carlos Gil abrem um suplemento especial inteiramente dedicado ao 25 de Abril de 1974 (de que se comemora, agora, o 30.º aniversário), a incluir na edição da VISÃO da próxima semana, e de cujo sumário fará parte um texto de Mário Soares, intitulado Reflectir sobre Abril.?



Colecção 25 de Abril 30 Anos O Público

Uma colecção multimédia de 3 CD?s áudio, 6 DVD vídeo e 1 CD-ROM é a proposta do PÚBLICO para ver (ou rever), neste ano de 2004, o 25 de Abril com os olhos bem abertos. Durante cinco semanas, às quartas e domingos, por mais 8,9 euros.

Clique nas capas dos CD?s e DVD?s para conhecer os conteúdos.





Os caminhos de Abril Jornal de Notícias

O JN publica uma série de trabalhos que recorda com palavras e imagens de hoje a memória de há trinta anos. Alfredo Cunha, editor fotográfico do JN , e Mário Contumélias, sociólogo e ex-jornalista, revisitam momentos que marcaram a reconquista da Liberdade.





A POESIA ESTÁ NA RUA. 25 DE ABRIL. 30 ANOS. 100 CARTAZES
Diário de Notícias (No fundo da página)

Amanhã (dia 24 de Abril), os leitores do DN podem obter, pelo preço adicional de 9,90 euros, o livro A Poesia Está na Rua. 25 de Abril. 30 Anos. 100 Cartazes. Para obter esta obra, basta comprar o DN e entregar, juntamente com 9,90 euros, o cupão promocional com o código de barras presente na contra-capa do jornal. Na capa do livro um cartaz da autoria da artista Helena Vieira da Silva.

contactos
Universidade do Minho
Serviços de Documentação
Telef.: 253 60 41 50
E-mail: sdum@sdum.uminho.pt
 
voltar 
 
  © 2019 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SDUM Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
ISO9001   Entidades certificadas:
Biblioteca Geral da Universidade do Minho
Biblioteca da Universidade do Minho em Guimarães