Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
homepage
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 
voltar 
Desporto escolar no aniversário da UMinho
Pavilhão Desportivo de Gualtar, Braga, terça-feira, 17-02-2009
No âmbito das comemorações do seu 35º aniversário, e à semelhança de anos anteriores, a UMinho convidou diversas escolas secundárias da região minhota para um evento desportivo onde os alunos destas instituições se defrontaram entre si e com as equipas da academia.
Desporto escolar no aniversário da UMinho
 
O objectivo desta organização desportiva, onde as modalidades em prova são o andebol masculino, o badminton f/m, o basquetebol f/m, o futsal feminino e o voleibol feminino, não é tanto competir, mas mais conviver e dar a conhecer aos potenciais novos alunos da UMinho.
 
Basquetebol f/m
A primeira modalidade a entrar em prova foi o basquetebol. Para esta modalidade, estavam inscritas apenas quatro escolas, o que talvez revele alguma falta de popularidade, ou de praticantes, do desporto na região minhota.
 
Na série masculina, UMinho, Escola Secundária Alberto Sampaio e Escola Secundária Sá de Miranda, formaram o tridente que iria lutar bem alto nas tabelas pelo troféu... e pelas "fífias" mais bem conseguidas.
 
Na série feminina, UMinho, Escola Secundária Carlos Amarante e Escola Secundária D. Maria II, formavam o outro tridente com a mesma missão.
 
No final da competição, após algumas tentativas de afundanço falhadas, "fífias" com calções puxados para baixo pelo meio e muito riso, as equipas da UMinho levaram a melhor sobre as suas "oponentes", tendo conquistado o 1º lugar em ambas as variantes.
 
Andebol masculino
Na modalidade rainha por terras minhotas, o nível técnico dos participantes antevia alguns momentos de espectacularidade associados à natural diversão de uma prova deste género.
Com apenas equipas masculinas em competição, para além da UMinho estiveram presentes os conjuntos das Escolas Secundárias Carlos Amarante, Alberto Sampaio, Maximinos e Camilo Castelo Branco.
 
Os jogos disputados entre a UMinho e as escolas foram sempre os mais divertidos, com os universitários a brindarem os seus colegas mais novos com jogadas de grande espectacularidade e finalizações acrobáticas. Nos outros embates, as secundárias mostraram muita ambição e vontade de vencer o troféu (as equipas da UMinho, à excepção do basquetebol e voleibol, não contaram para a classificação), o que por vezes levou a algumas "jogadas" mais no limite.
 No final quem levou o "caneco" para casa foi a Secundária Alberto Sampaio.
 
Voleibol feminino 

O voleibol foi a modalidade com mais equipas em prova. No total, foram nove equipas, sendo que oito foram escolas do distrito e a nona, foi, como é evidente, a UMinho.
 
Com a competição dividida em três grupos, o vencedor do respectivo grupo iria apurar para uma poule de três equipas de onde então iria sair o vencedor final. UMinho, Escola Secundária Alberto Sampaio e Escola EB 2,3 de Lamaçães foram as vencedoras dos respectivos grupos e defrontaram-se entre si.
 
No final, vingou a lei do mais forte? e do mais alto. A UMinho ficou em primeiro lugar, tendo a Alberto Sampaio arrecado o segundo, ficando então as jovens de Lamaçães em terceiro.
 
Futsal f
No futsal feminino participaram 7 escolas e a equipa da UMinho. Ao nível do modelo competitivo foram constituídas duas series de 4 equipas a jogar todas contra todas. Na 2 fase ordenou-se os primeiros para disputar o 1º e 2 classificado, os segundos para disputar 3º e 4º classificados, e assim sucessivamente.
 
Ao longo do dia verificou-se que a serie B era mais forte, com os 3 primeiros classificados a mostrar um bom nivel de futsal. Na serie A, notou-se que a equipa da EB 2,3 de S. Torcato era a favorita a chegar a final, sendo uma equipa bem organizada e muito "agressiva" sobre a bola.
 
De referir que na segunda fase as equipas da serie B ganharam os seus jogos. A classificação ficou ordenada em função das equipas escolares, a equipa da UMinho abdicou da classificação. A grande vencedora foi como seria de esperar a EB 2,3 de S. Torcato, tendo a Secundária Alberto Sampaio ficado em segundo e a Sá de Miranda em terceiro.
 
Badminton
A única modalidade individual presente neste torneio contou com bastantes inscritos, o que revela que o badminton está para ficar. Após o sucesso do Mundial Universitário organizado pela UMinho em Maio de 2008, muitas das caras presentes neste torneio já conheciam os cantos à casa, pois participaram nesse mesmo Mundial como voluntários.
 
Um bom exemplo disso ficou patente na final feminina, onde pudemos ver Joana Amaral, uma voluntária em 2008. Apesar da sua "experiência internacional", esta não chegou para vencer a sua adversária, que muito curiosamente, era a sua irmã mais nova, Ana Rita Amaral.
 
No masculino, a final foi disputada entre os atletas João Neto e João Pereira, tendo cabido ao primeiro João a honra de subir ao lugar mais alto do pódio.
 
Durante uma semana a UMinho foi palco, não de uma competição desportiva, mas sim de uma "união desportiva" entre alunos do ensino secundário e ensino universitário, que através do desporto vivenciaram novas experiências, e no caso dos mais novos, vivenciaram aquilo que pode vir a ser uma parte do seu futuro: um dia no desporto da UMinho.

contactos
Universidade do Minho
Serviços de Acção Social
Telef.: 253 60 41 22
Fotografias
 
voltar 
 
  © 2024 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SDUM Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
ISO9001   Entidades certificadas:
Biblioteca Geral da Universidade do Minho
Biblioteca da Universidade do Minho em Guimarães