Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
homepage
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 
voltar 
Festival Encontros da Imagem | Exposições de fotografia patentes nas bibliotecas UMinho
entre terça-feira, 25-09-2018 e sábado, 27-10-2018
No âmbito da 28ª edição do Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais Encontros da Imagem, este ano com a temática "O belo e a consolação", convidamos toda a comunidade a visitar as exposições patentes nos espaços B-Lounge da Biblioteca Geral da UMinho no campus de Gualtar e da Biblioteca da UMinho no campus de Azurém.
Festival Encontros da Imagem | Exposições de fotografia patentes nas bibliotecas UMinho
 

Biblioteca Geral, campus de Gualtar
De 21 de setembro a 27 de outubro (horário)

ANA GALAN
"Viv(r)e la vie!"
Viv(r)e la vie! É uma série fotográfica "in process", de casais de perfil com uma paisagem rural com fundo, e presta homenagem às pessoas que celebram a vida, continuando a viver "o momento".
Representa casais que se encontram para dançar. As fotografias dão visibilidade a casais de uma certa idade, de pessoas que praticamente não têm vida social, mas que não deixaram de viver a vida plenamente. Tais como nas paisagens de coníferas, a série recria a representação do poder da força vital, da imortalidade.
A artista deu início ao projeto em Espanha em 2010 e continuo-o na
Filadélfia, EUA em 2011, em Hãmenkyro, Finlândia e em Leyte, Filipinas, em 2012, devido às residências da artista.
 

Biblioteca da UMinho no campus de Azurém
De 21 de setembro a 26 de outubro (horário)

EDUARDO BRITO E RUI HERMENEGILDO
"5 p.m Hotel da Gloria" 

Ao minuto 52 da longa metragem The Passenger (Michelangelo Antonioni, 1975), David Locke, sob a pele de David Robertson, abre uma agenda: um grande plano mostra que a 11 de Setembro de 1973, às 5 p.m., há um encontro marcado no Hotel de la Gloria, em Osuna. É para lá que se destina o caminho de Locke, é no Hotel de la Gloria que o filme irá confluir no célebre plano sequência de sete minutos, o antepenúltimo do filme. Osuna é uma cidade a 89 quilómetros de Sevilha, conhecida, entre vários atributos, pela sua cripta ducal, referida por Lorca em Jogo e Teoria do Duende em 1933. Porém, Antonioni decidiu filmar Osuna e o seu Hotel de La Gloria - especificamente contruído para o filme - em Vera, a 363 quilómetros de Osuna. Ao decidir filmar Osuna em Vera, Antonioni transformou a primeira cidade num lugar duplamente imaginário: se já o era na ficção que dá corpo ao filme, passa a sê-lo enquanto cinema feito. Locke viaja até ao Hotel de la Gloria, em Osuna, concebido e realizado em Vera.
5 p.m., Hotel de la Gloria é um trabalho de Eduardo Brito e Rui Hermenegildo feito em Osuna, a partir do referido plano antoniano. Através da imagem fotográfica, este plano cinematograficamente é convocado na sua localização e movimento imaginários em Osuna: assim se relocalizando, enquanto fotografia e ficção sobre ficção, no lugar para onde o cinema o remete. 5 p.m., Hotel de la Gloria é, portanto, uma deriva pela impossível materialização (ou imaginação) de um lugar, de um encontro marcado na grande ilusão do cinema.

BRUNO SILVA
"Interlude"
Interlude (interlúdio), na música é um pequeno trecho destinado a preencher o espaço entre dois actos ou partes de uma grande composição. Já no sentido figurado, é um lapso de tempo que interrompe alguma coisa; um intervalo, interregno.
Estabelecendo uma ligação com a fotografia, este trabalho é feito precisamente entre dois outros trabalhos que tenho vindo a desenvolver mas que no fundo se interseccionam.
Interlude não é a rua, é na rua. Onde nada acaba e tudo começa.
 








INAUGURAÇÕES

As exposições vão ser inauguradas esta terça-feira, dia 25 de setembro, com a presença da vice-reitora para a Cultura e Sociedade, Maria Manuela Martins, o diretor dos Encontros da Imagem, Carlos Fontes, e o diretor dos Serviços de Documentação, Eloy Rodrigues.

Às 14h30, será apresentada na Biblioteca Geral do campus de Gualtar, em Braga, a série fotográfica "Viv(r)e La Vie", de Ana Galan. Segue-se às 16h00, na Biblioteca da UMinho no campus de Azurém, em Guimarães, a abertura das exposições "Interlude", de Bruno Silva, e "5 p.m. Hotel da Glória", dos fotógrafos Eduardo Brito e Rui Hermenegildo.

Desde já agradecemos a sua presença.

mais informações: http://encontrosdaimagem.com/

contactos
Universidade do Minho
Serviços de Documentação
Telef.: 253 60 41 50
E-mail: sdum@sdum.uminho.pt
 
voltar 
 
  © 2018 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SDUM Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
ISO9001   Entidades certificadas:
Biblioteca Geral da Universidade do Minho
Biblioteca da Universidade do Minho em Guimarães