Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
homepage
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 
voltar 
25 Anos de Gatuna: exposição fotográfica
B-Lounge, Gualtar, Azurém, entre terça-feira, 11-06-2019 e sexta-feira, 13-09-2019
Os Serviços de Documentação da Universidade do Minho em parceria com a Gatuna - Tuna Feminina Universitária do Minho convidam toda a comunidade a visitar a exposição fotográfica "25 anos de Gatuna", que estará patente nos espaços B-Lounge da Biblioteca Geral, em Gualtar, e, posteriormente, na Biblioteca da UMinho no campus de Azurém.
25 Anos de Gatuna: exposição fotográfica
 

A exposição poderá ser visitada no espaço B-Lounge da Biblioteca Geral da Universidade do Minho, em Gualtar, de 11 de junho a 08 de julho, de 2ª a 6ª-feira entre as 8:30 e as 24:00 e aos sábados, entre as 8:30 e as 14:30 e, posteriormente, no espaço B-Lounge da Biblioteca da Universidade do Minho no campus de Azurém, até dia 13 de setembro, de 2ª a 6ª-feira, dentro do horário de funcionamento da biblioteca ao longo desse período.

SOBRE A GATUNA
Numa tentativa de alargar e modificar a longa tradição de tunas masculinas, em maio de 1992 surgiu a ideia de formar uma Tuna Feminina na Universidade do Minho. Os primeiros ensaios tiveram início em outubro de 1992 e em 28 de abril de 1993 a Tuna Feminina Universitária do Minho - GATUNA é apresentada à Academia Minhota no Palácio Dona Chica. A sua estreia ocorre a 9 de maio no Enterro da Gata (Festa académica que se celebra em Braga desde 1889 e de onde surgiu a ideia para o nome desta tuna). Com este nome curioso e com uma maneira muito própria de ser tuna, aliada à originalidade da sua música, a Gatuna tem vindo a conquistar um lugar sólido no panorama musical universitário. No seu percurso destacam-se: participações em festas académicas e Festivais de Tunas (onde arrecadou variados prémios); digressões nacionais e internacionais; representação de Portugal no Canadá no Festival of the Worlds; o lançamento em 2000 do seu álbum "Coisas Simples" (disponível em CD e no Spotify); participação em vários programas da RTP; o dueto com António Zambujo no 1º Encontro Alumni Uminho e a realização do primeiro videoclipe feito por uma Tuna Feminina com o recente original "Braguesa". No ano passado, recebeu o Galardão "A NOSSA TERRA" como Melhor Associação Cultural e Recreativa de Braga. O seu grande orgulho é a organização do TROVAS - Festival de Tunas Femininas, nomeado como um dos melhores certames do género no Iberian Festival Awards e que em outubro irá contar com a sua 24ª edição na mítica sala do Theatro Circo em Braga. Também organiza há 20 anos o "Jantar do Caloiro", uma festa académica com o objectivo de integração e convívio entre os novos alunos que é culminada com a apresentação de vários grupos culturais da Universidade do Minho. Para se juntar à Gatuna basta que o espírito de cantar (e encantar) fale mais alto e provar que a força de vontade supera todos os impossíveis.


 


contactos
Universidade do Minho
Serviços de Documentação
Telef.: 253 60 41 50
E-mail: sdum@sdum.uminho.pt
 
voltar 
 
  © 2019 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SDUM Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
ISO9001   Entidades certificadas:
Biblioteca Geral da Universidade do Minho
Biblioteca da Universidade do Minho em Guimarães