Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
homepage
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 
voltar 
“O Poder das Emoções. Alemanha 19 I 19” / “Die Macht der Gefühle. Deutschland 19 I 19”
B-Lounge, Gualtar, Azurém, entre segunda-feira, 04-11-2019 e sexta-feira, 06-12-2019
Os Serviços de Documentação da Universidade do Minho em parceria com o Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UM (DEGE - ILCH) gostariam de convidar toda a comunidade a visitar a exposição "O Poder das Emoções. Alemanha 19 I 19" / "Die Macht der Gefühle. Deutschland 19 I 19".
“O Poder das Emoções. Alemanha 19 I 19” / “Die Macht der Gefühle. Deutschland 19 I 19”
 

Esta exposição insere-se nas atividades das XVI Jornadas de Cultura Alemã organizadas pelo DEGE-ILCH. Informações detalhadas sobre as Jornadas disponíveis em: http://dege.ilch.uminho.pt/

Sinopse:

"A nossa política parece ser cada vez mais definida por emoções. Vivemos numa época de excitação permanente. Factos objetivos são postos em causa por sentimentos que se confundem com verdades. Radicais de todos os quadrantes atraem cada vez mais simpatizantes com respostas simples a questões complexas. Este é ponto de partida da exposição "Die Macht der Gefühle / O Poder das Emoções. Alemanha 19 I 19", que lança um olhar sobre a história das emoções dos últimos 100 anos.

Partindo das manifestações atuais de 20 emoções, a exposição procura pôr em evidência as continuidades e rupturas no mundo das emoções que marcaram os últimos 100 anos da nossa história, e cuja intensidade representa hoje um desafio para a política e a sociedade.
A exposição oferece um ponto de referência atual para a educação histórico-política. Textos concisos, 140 fotografias históricas e fac-símiles convidam a refletir sobre o poder das emoções no passado e no presente.

A exposição "O Poder das Emoções. Alemanha 19 |19" foi concebida pelas historiadoras Ute e Bettina Frevert em conjunto com a Fundação "Memória, Responsabilidade e Futuro" (EVZ) e a Fundação Federal para a Investigação da Ditadura do SED. Patrocinada pelo Ministro Federal das Relações Externas Heiko Maas a exposição será mostrada em todo o mundo em vários idiomas em cooperação com o Ministério Federal das Relações Externas e o Goethe-Institut."

Esta mostra estará disponível para visita nos espaços B-Lounge da Biblioteca Geral da UMinho no campus de Gualtar de 4 a 23 de novembro, circulando de seguida para a Biblioteca da UMinho no campus de Azurém onde ficará patente de 26 de novembro a 06 de dezembro.

Enquadrada nas atividades das XVI Jornadas será realizada uma aula aberta com o tema: "Emoções ao rubro: O Outono quente de 1989 e a queda do Muro de Berlim. Uma revisitação 30 anos depois", no dia 06/11 entre as 16h e as 18h, no espaço B-Lounge da Biblioteca Geral. Entrada Livre. Apareça!


contactos
Universidade do Minho
Serviços de Documentação
Telef.: 253 604 153
sdum@sdum.uminho.pt
 
voltar 
 
  © 2019 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SDUM Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
ISO9001   Entidades certificadas:
Biblioteca Geral da Universidade do Minho
Biblioteca da Universidade do Minho em Guimarães