Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
homepage
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 
voltar 
Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento - 12ª sessão
Sessão online via ZOOM, quarta-feira, 21-10-2020
No dia 21 de outubro, entre as 17h30 e as 19h00, realiza-se, através da plataforma ZOOM, a 12ª sessão da Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento (RCdC), dedicada ao livro "Planalto de Gostofrio", de Bento da Cruz.
Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento - 12ª sessão
 
A sessão será dinamizada e poderá ser participada através da Plataforma Zoom.
Os dados de acesso serão enviados após a inscrição.


"Bento da Cruz criou em Planalto de Gostofrio uma inviolável história de amor que é uma autêntica écloga em prosa vivida por António, zagal de vacas, e sua prima Carolina, pastora de gadinho. Este idílio infantil não encerra, porém, todo o livro, porquanto a par dele acontecem outras histórias. Uma delas é a da Família dos Marinheiros: quantos são, como vivem, o que fazem; trabalhos agrícolas, dificuldades económicas, matança dos porcos, idas à missa e à feira, horas tristes, horas alegres. Outra é a do Povo de Gostofrio: organizações comunitárias, rivalidades entre vizinhos, zaragatas com aldeias limítrofes, a vezeira, a chega do boi, os incêndios, os bailes, a má língua. Ainda a da Região de Barroso na década de trinta. Planalto de Gostofrio é no seu conjunto, um livro solar, um cântico de alegria e acção de graças ao Criador dos pássaros e das rosas."
CRUZ, Bento da, - Planalto de Gostofrio. 3ª ed. Lisboa: Âncora Editora, 2020

Autor: Bento da Cruz
Bento Gonçalves da Cruz nasceu na aldeia de Peireses, do concelho de Montalegre, em 22 de fevereiro de 1925 e faleceu no Porto em 25 de agosto de 2015. Num contacto directo com a vida do campo, viveu ali até aos 15 anos, altura em que ingressou na Escola Claustral de Singeverga, onde permaneceu durante 6 anos e se familiarizou com os grandes escritores da antiguidade, principalmente os latinos. Abandonou a vida claustral, mas prosseguiu os estudos, licenciando-se em Medicina pela Universidade de Coimbra. Regressou então ao Município de Montalegre, onde montou consultório de clínica geral e estomatologia.  Em 1963 publicou o romance Planalto em Chamas, o primeiro de perto de duas dezenas de obras literárias enaltecidas pela crítica, algumas delas distinguidas com prémios literários nacionais de referência. Fundou em 1974 o jornal Correio do Planalto. Foi deputado à Assembleia da República. É patrono da Escola Secundária Bento da Cruz, em Montalegre. Está representado em várias antologias e é hoje reconhecido como um dos mais destacados escritores portugueses contemporâneos.

Dinamizadora: Maria de Fátima Fernandes Alves
Licenciada em Humanidades pela Faculdade de Filosofia de Braga (Universidade Católica)
Vereadora da Câmara Municipal de Montalegre

Aceite a nossa sugestão, leia o livro e junte-se à conversa.


>>
Cartaz da 12ª sessão

INSCRIÇÕES EM: bit.ly/cl_rcdc12


contactos
Universidade do Minho
Serviços de Documentação
Telef.: 253 60 41 50
E-mail: sdum@sdum.uminho.pt
 
voltar 
 
  © 2020 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SDUM Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
ISO9001   Entidades certificadas:
Biblioteca Geral da Universidade do Minho
Biblioteca da Universidade do Minho em Guimarães