Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
homepage
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 
voltar 
Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento - 20ª sessão
Sessão online via Zoom, quarta-feira, 16-06-2021
No dia 16 de junho, entre as 17h30 e as 19h00, realiza-se, através da plataforma ZOOM, a 20ª sessão da Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento (RCdC), dedicada ao livro "FAZER PELA VIDA: um retrato de Fernando Pessoa o empreendedor", de António Mega Ferreira.
Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento - 20ª sessão
 

A sessão será dinamizada e poderá ser participada através da Plataforma Zoom.
Os dados de acesso serão enviados após a inscrição. 


"Este livro pretende iluminar alguns aspectos da vida prática de Fernando Pessoa, que, prisioneiro de uma grafomania ímpar na nossa história literária, deixou também testemunho escrito das muitas actividades com que tentou, com sucesso desigual, sobreviver. Porque um poeta, mesmo genial, é "quotidiano e tributável", e nessa forçada mediania é que se cumpre uma vida, quando falha o apelo dos oceanos distantes ou o empolgamento das aventuras exóticas. Para isso, para que a sua existência se prolongue por 47 anos, é necessário que disponha de meios de subsistência - é necessário fazer pela vida."
(Fazer pela Vida um retrato de Fernando Pessoa o empreendedor, António Mega Ferreira, Edição Assírio&Alvim)

António Mega Ferreira
Nasceu em Lisboa em 1949. Escritor, tradutor, gestor e jornalista, estudou Direito e Comunicação Social, foi jornalista no Jornal Novo, no Expresso, em O Jornal e na RTP, onde chefiou a redação da Informação do segundo canal. Foi chefe de redação do JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias. Fundou as revistas Ler e Oceanos. Chefiou a candidatura de Lisboa à Expo'98, de que foi comissário executivo. Foi presidente da Parque Expo, do Oceanário de Lisboa e da Atlântico, Pavilhão Multiusos de Lisboa S.A. De 2006 a 2012, presidiu à Fundação Centro Cultural de Belém. De 2013 a 2019, desempenhou as funções de diretor executivo da AMEC/Metropolitana. Tem mais de 30 obras publicadas, entre ficção, ensaio, poesia e crónicas. Em 2001 foi-lhe atribuído o Grande Prémio Camilo Castelo Branco pelo seu livro de contos A expressão dos afectos.

Dinamizadora
Manuela Barreto Nunes
Investigadora em Ciência da Informação, Bibliotecária e Coordenadora da Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, Vila Verde

Consulte aqui os exemplares disponíveis nas nossas bibliotecas.

>> Cartaz da 20ª sessão

INSCRIÇÕES EM: http://bit.ly/CL_S20


contactos
Universidade do Minho
Serviço de Documentação e Bibliotecas
Telef.: 253 60 41 50
E-mail: usdb@usdb.uminho.pt
 
voltar 
 
  © 2021 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SDUM Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
ISO9001   Entidades certificadas:
Biblioteca Geral da Universidade do Minho
Biblioteca da Universidade do Minho em Guimarães