Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
homepage
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 
voltar 
Festival Encontros da Imagem 2022
B-Lounge, Gualtar e Azurém, entre sexta-feira, 16-09-2022 e sábado, 29-10-2022
No âmbito da 32ª edição dos Encontros da Imagem - Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais, este ano com o tema "Common Places", convidamos toda a comunidade a visitar as exposições patentes nos espaços B-Lounge da Biblioteca Geral da UMinho no campus de Gualtar e da Biblioteca da UMinho no campus de Azurém.
Festival Encontros da Imagem 2022
 

Biblioteca Geral, campus de Gualtar
De 16 de setembro a 29 de outubro (horário)

Maija Savolainen
Exposição "Paperworks (See-Sea)"
Paperworks é uma investigação em progresso cujo tema é a luz. Tudo começou com uma folha A4 dobrada e com a série Sea/See. Através do uso da fotografia, a dobra no papel torna-se uma linha do horizonte de uma desconhecida e longínqua paisagem marítima. O papel é o meu observatório da luz do sol e uma porta de entrada para um outro mundo. As imagens são feitas com uma folha A4 branca dobrada, colocada sob a luz direta do sol em diferentes horários do dia e do ano. Ao olhar a imagem à distância, é possível ver uma linha do horizonte. Ao olhar mais de perto, fica claro que há algo estranho na imagem. O horizonte surge como uma dobra numa folha de papel, as cores são reflexos da luz do sol na superfície branca; um pouco de informação que permite ao olho ver algo mais do que via antes.

Maija Savolainen é uma artista visual que trabalha com fotografia, texto, pedras e plantas verdes. Mestrada em Arte na área de Fotografia, pela Universidade Aalto, em 2014. Tendo como formação base: a biologia, o seu trabalho tende a combinar ciências naturais e arte de uma forma distinta. Gestos fotográficos e tecnologias de comunicação induzidas pela luz, são o foco das suas práticas. Os seus trabalhos foram amplamente expostos na Finlândia e no estrangeiro, mais recentemente na plataforma Transeurope do Museu de Fotografia de Helsínquia e Atenas. Publicou uma monografia intítulo "When the Sense of Belonging is Bound to a System of Movement", em 2014, pela Editora Kehrer Verlag. Em paralelo com o seu trabalho, tem colaborado com: One Picture Manifesto, Kinship photo, Trojan Horse Summer School, and Maanantai-collective.


Biblioteca da UMinho no campus de Azurém
De 16 de setembro a 28 de outubro (horário)

Vasco Rafael Carvalho
Exposição "SUDOR"
Num diálogo sórdido entre o que se esconde e o que se revela, somos presos no ringue - FINALMENTE ANIMAIS!
Freneticamente, observam-se os espécimes e seus rituais. Entre uma aproximação arrastada e uma nitidez franca, num ambiente denso e febril, canalizam-se os sentidos.
Sem pudor, revelam-se fragrâncias e gestos que desenham um só final.

Vasco Rafael Carvalho
é licenciado em Fotografia pelo IPT, participou no programa Bolsa Santander Ibero Americana - Guadalajara, México (2018). Aliando o flâneur (stroll) à fotografia como uma ferramenta de pensamento crítico, tem vindo a desenvolver o seu trabalho no campo do fotolivro, processos fotográficos históricos, storytelling, entre outros. Conta com várias participações em exposições - coletivas e a solo - Asphalt Sonata, Teatro de Vila Real - Vila Real, Portugal (2021); Residência artística Eunic Cluster - Bangkok, Tailândia (2019); tendo, também, sido destaque em algumas publicações como TTLC, Yogurt Magazine, Discarded Magazine e ENTRE MARGENS - PROCUR.ARTE.


       Mais informações: http://encontrosdaimagem.com/



contactos
Universidade do Minho
Serviços de Documentação
Telef.: 253 60 41 50
E-mail: usdb@usdb.uminho.pt
 
voltar 
 
  © 2024 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SDUM Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
ISO9001   Entidades certificadas:
Biblioteca Geral da Universidade do Minho
Biblioteca da Universidade do Minho em Guimarães