No âmbito da 33ª edição dos Encontros da Imagem - Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais, este ano sobre o tema 'Ensaio para o Futuro' - pensarmos o presente para podermos, em conjunto, imaginar e construir o futuro, convidamos a comunidade académica a visitar as exposições patentes, até ao dia 27 de outubro, nos espaços B-Lounge da Biblioteca Geral da UMinho no campus de Gualtar e da Biblioteca da UMinho no campus de Azurém.
Future Rust, Future Dust Loic Vendrame
Este projeto nasceu de uma observação que conduziu à seguinte questão: por que razão vemos tantos esqueletos de betão espalhados pelas bermas das estradas dos principais destinos turísticos, muitas vezes no meio de paisagens idílicas?
A crise financeira de 2008 é o mais recente clímax da turbulência económica do mundo moderno, tendo-se alastrado dos Estados Unidos para afetar o mundo inteiro. Mergulhou muitos países numa recessão económica, sendo o sector da construção, em plena expansão - muitas vezes irrealizável - o primeiro sector afetado.
mais informação: http://encontrosdaimagem.com/2023/loic-vendrame/
> Exposição patente na Biblioteca Geral, campus de Gualtar
Recyclants Antonio Pérez
PAISAGEM VS ESTÚDIO Um lugar difícil torna-se um estúdio fotográfico. Estamos no exterior: o estúdio fotográfico de Antonio Pérez em Agbogbloshie. Pérez aborda o caos de uma maneira subtil, uma zona de luzes e sombras. Ele introduz a sua pequena "armadilha" e tenta ordenar esse caos. A nova etapa facilita a elisão das fronteiras entre modelos e fotógrafo, entre paisagem e estúdio, um lugar que temporariamente adquire uma nova utilização: contemplar, posar. O lugar mais contaminado do continente africano, uma lixeira do oeste localizada longe das suas fronteiras que significa para outros, um local de trabalho.
mais informação em: http://encontrosdaimagem.com/2023/antonio-perez/
> Exposição patente na Biblioteca da UMinho no campus de Azurém
Visite-nos! |