Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
homepage
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 
voltar 
Semana Internacional do Acesso Livre
UMinho, entre segunda-feira, 18-10-2010 e domingo, 24-10-2010
A UMinho associou-se às instituições que a nível mundial promoveram a Semana Internacional do Acesso Livre - Open Access Week. Nas iniciativas previstas na UMinho, realce para a Sessão Pública sobre a Política de Acesso Livre ao Conhecimento da UMinho, a 22 de Outubro, às 10h30, no Anfiteatro B1 do CP II, no Campus de Gualtar.
Semana Internacional do Acesso Livre
 

Integrada no conjunto de iniciativas previstas para a "Open Access Week 2010", a sessão pública visou a apresentação e debate da nova política de acesso livre da UMinho e teve como oradores o Prof. Doutor António M. Cunha, Reitor da UMinho; o Prof. Doutor Rui Vieira de Castro, vice-reitor da UMinho e o Dr. Eloy Rodrigues, Director dos Serviços de Documentação da UMinho. Esta acção teve como principais destinatários os presidentes das unidades orgânicas de ensino e investigação, os directores dos departamentos e das unidades de investigação, e os docentes e investigadores em geral.

Para além da realização da sessão pública, a Open Access Week foi assinalada na UMinho com diversas iniciativas de divulgação e promoção, como a afixação de cartazes e a utilização de t-shirts alusivas à semana pelo pessoal das bibliotecas da U.M. A Semana Internacional do Acesso Livre constitui um evento global com actividades à escala local que pretendem promover a divulgação de iniciativas e projectos no domínio do acesso livre ao conhecimento, nomeadamente a disponibilização de resultados científicos/académicos em repositórios institucionais, a publicação de revistas científicas em acesso livre, a disponibilização de recursos educativos abertos e outras iniciativas similares.

A "Open Access Week 2010" foi dinamizada por mais de duas centenas de instituições, grupos e associações de cerca de 40 países, com iniciativas programadas no decurso da semana. A informação relativa ao evento internacional esteve disponível no sítio www.openaccessweek.org com o contributo de cerca de 1000 pessoas espalhadas pelo mundo, que numa rede social colaborativa divulgam as informações e iniciativas promovidas pelas diferentes instituições, organizações e grupos informais.

Em Portugal a Open Access Week foi preparada no âmbito do projecto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (www.rcaap.pt), projecto com coordenação científica e técnica da Universidade do Minho, e contou com a adesão de duas dezenas de instituições de investigação e ensino superior. Toda a informação acerca das iniciativas em Portugal, onde se incluiu o calendário de acções a realizar e as instituições aderentes, podia ser encontrada em www.acessolivre.pt/semana. Para mais informações: info@rcaap.pt ou 253604155.

Sessão pública sobre a Política de Acesso Livre ao Conhecimento da Universidade do Minho
Local: Anfiteatro B1, CPII, Campus de Gualtar
Horário: 10H30 - 12H

Programa

A política de Acesso Livre ao Conhecimento na estratégia global da U.M. -
Reitor da U.M., Prof. António Cunha

A evolução recente do Open Access e a experiência da U.M.
- Dr. Eloy Rodrigues, Director dos Serviços de Documentação da U.M.

A nova política de Acesso Livre ao Conhecimento da U.M.
- Vice-Reitor da U.M., Prof. Rui Vieira de Castro

Debate


contactos
Email: info@rcaap.pt
Tel.: 253 604 155
 
voltar 
 
  © 2020 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SDUM Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
ISO9001   Entidades certificadas:
Biblioteca Geral da Universidade do Minho
Biblioteca da Universidade do Minho em Guimarães