Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
homepage
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 
voltar 
Acção de formação: PORDATA - Base de Dados de Portugal Contemporâneo
Campus de Gualtar, Braga, sexta-feira, 18-03-2011
Os Serviços de Documentação da Universidade do Minho convidaram todos os interessados a participar na acção de formação "PORDATA Base de Dados de Portugal Contemporâneo", que se realizou no Campus de Gualtar, sob orientação do formador da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Acção de formação: PORDATA - Base de Dados de Portugal Contemporâneo
 

Resumo do programa
- Abordagem e explicação de todos os conteúdos disponíveis na base de dados Pordata (www.pordata.pt).
- Métodos de consulta, análise dos dados, utilização de ferramentas, montagem e análise de gráficos, exportação de conteúdos, área pessoal, entre outros.
- Explorar de forma prática os novos conteúdos Pordata, nomeadamente a segunda base de dados destinada a analisar e comparar os dados estatísticos de vários países Europeus.

Sessão 1: Sexta-feira, 18 de Março, das 10h00 às 12h00 Inscrições encerradas
Sessão 2:
Sexta-feira, 18 de Março, das 14h30 às 16h30 Inscrições encerradas
Local: CP 2, Laboratório de Informática - Sala 1, Campus de Gualtar, Braga.

INSCRIÇÕES
Por favor enviar uma mensagem para formacao@sdum.uminho.pt ou contactar por telefone (253 604 153), indicando o seu nome, e-mail, unidade/curso a que está associado, sessão pretendida. O número de inscrições era limitado à capacidade da sala.


Sobre a PORDATA
A PORDATA é o primeiro grande projecto da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), presidida pelo Professor António Barreto, sendo a sua missão a de promover e aprofundar o conhecimento da realidade portuguesa, procurando desse modo contribuir para o desenvolvimento da sociedade, o reforço dos direitos dos cidadãos e a melhoria das instituições públicas.

A equipa PORDATA

A ideia da Pordata surge no seguimento de dois projectos coordenados por António Barreto: A Situação Social em Portugal: 1960-1995 (publicado em 1996) e A Situação Social em Portugal: 1960-1999 (publicado em 2000). Estávamos no final dos anos 90 e, com os meios disponíveis na altura, foi possível reunir um vasto conjunto de séries estatísticas sobre a sociedade portuguesa em diversas áreas: População; Saúde; Educação; Emprego e Condições de Trabalho; Produto, Rendimentos e Níveis de Vida; Habitação; Conforto e Bem-Estar; Segurança Social; Cultura; Justiça; Contas Nacionais e Função Social do Estado; Empresas e Trabalhadores. A receptividade a estas duas publicações em livro ultrapassou todas as expectativas.
(?)
O projecto Pordata prevê disponibilizar os dados estatísticos em três fases principais: para Portugal (1.ª fase), para Portugal e países da UE 27 (2.ª fase) e para as regiões e municípios portugueses (3.ª fase). O vector comum a toda a informação apresentada é o tempo. Publicada sob a forma de séries cronológicas, a informação incide sobre um longo período, que se inicia, sempre que possível, em 1960 e se prolonga até à actualidade.

Maria João Valente Rosa, Directora do Projecto
In
http://www.pordata.pt/azap_runtime/?n=13


contactos
Universidade do Minho
Serviços de Documentação
Telef.: 253 60 41 53
E-mail: webmaster@sdum.uminho.pt
 
voltar 
 
  © 2024 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SDUM Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
ISO9001   Entidades certificadas:
Biblioteca Geral da Universidade do Minho
Biblioteca da Universidade do Minho em Guimarães