Universidade do Minho  
  Universidade do Minho  
English
Castellano
2.ª Conferência Open Access
 
Emissão em Directo
Página inicial
Organização
Oradores
Programa
Localização
Alojamento
Contactos
Conferência OA 2005
Sobre o Acesso Livre

Sobre a cidade de Braga

Igreja de S. Vicente
 
2.ª CONFERÊNCIA SOBRE O ACESSO LIVRE AO CONHECIMENTO
Universidade do Minho - Braga

Data:
27 e 28 de Novembro de 2006
Local:
Anfiteatro B1, CPII - Campus Gualtar

Oradores


Biografias:

Alma Swan; Astrid Wissenbrug; David Prosser; Eloy Rodrigues; Isabel Soares Carneiro; Joanne Yeomans; Leo Waaijers; Leslie Carr; Mark Patterson; Pedro Oliveira; Stevan Harnad.

Alma Swan (Director, Key Perspectives Ltd)

Alma Swan obteve uma licenciatura com distinção em zoologia em 1974 e um Doutoramento em Biologia Celular em 1978 na Universidade de Southampton. Após uma bolsa de investigação financiada pela Cancer Research Campaign, realizada no Southampton General Hospital e no St. George's Hospital Medical School (Londres), assumiu uma posição como Professora de Zoologia na Universidade de Leicester. A sua pesquisa esteve focalizada em Biologia biomédica e celular e leccionou vários cursos desde Biologia dos Vertebrados até Biologia Oncológica.

Em 1985, enveredou pela área da publicação científica como editora administrativa do Serviço de Pesquisa e Indexação em Biomedicina (publicado em formato impresso e electrónico) da Pergamon Press (posteriormente Elsevier Science).

Em 1996, fundou em parceria a Key Perspectives, um serviço de consultadoria destinada à indústria de publicações científicas académicas .

Embora tendo trabalhado na esfera comercial durante 20 anos, mantém fortes ligações com vida académica: durante quatro anos foi tutora e consultora do Open University Business School's MBA programme e desde 1991 foi tutora de dois cursos da estratégia de negócios no Warwick Business School's MBA programme. Desempenha funções honorárias como mentora e professora na área de economia para o Institute for Entrepreneurship (School of Management) na Universidade de Southampton. Possui também um MBA da Warwick Business School e é membro do Institute of Biology e membro eleito do Governing Board of Euroscience (Associação Europeia para a Promoção da Ciência e da Tecnologia).


Astrid Wissenburg (Economic and Social Research Council)

Astrid Wissenburg é Directora de Comunicações e Informação do Economic and Social Research Council (ESRC). As suas tarefas incluem a liderança estratégica na transferência de conhecimento, comunicações internas e externas, ciência e sociedade, avaliação da pesquisa e e-business. Os projectos actuais do ESRC incluem o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação interna e uma estratégia de gestão do conhecimento, e de uma estratégia em larga escala de transferência e impacto do conhecimento (incluindo ESRC Society Today ). Astrid Wissenburg é também a representante do Research Councils UK (RCUK) nos assuntos relativos ao Open Access.

Astrid Wissenburg teve uma carreira académica diversificada em varias cidades europeias como Londres, Glasgow e no seu país natal, Holanda. Entre 1999-2003, foi Directora adjunta dos Serviços de Informação e Sistemas na King's College, London. As suas tarefas estavam relacionadas com o provimento de recursos informativos e fornecimento de sistemas para apoiar o ensino e a pesquisa. Tarefas anteriores no King's College London incluíam a gestão de um projecto nacional de R&D em bibliotecas electrónicas e a coordenação de serviços de dados para utilizadores na área das e humanidades.

Astrid tem ainda experiência em e-learnig e tecnologia de informação (TI) na área das humanidades, obtida nas Universidades de Leiden e de Glasgow e possui um grau académico em História Contemporânea da Universidade de Nijmegen, Holanda. Nos seus tempos livres, Astrid ainda aprecia a sua vida de estudante e está prestes a concluir o seu Doutoramento em Administração Pública na Warwick Business School.

David Prosser (Director, SPARC Europe )

David Prosser foi nomeado como o primeiro Director da SPARC Europe em Outubro 2002. Previamente, trabalhou dez anos na publicação de revistas científicas da Oxford University Press e da Elsevier Science nas áreas da ciência, técnica e medicina. Durante este tempo esteve envolvido em todos os aspectos da publicação, desde a produção até à gestão editorial e financeira das revistas. Antes das suas funções como editor obteve um BSc ( Bacharelato em ciências -ramo física) e posteriormente um PhD (doutoramento) também em física da Universidade de Leeds, Reino Unido.


Eloy Rodrigues (Bibliotecário, Director dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho)

Eloy Rodrigues é actualmente Director dos Serviços de Documentação de Universidade do Minho. Nos últimos anos tem dedicado uma grande parte do seu trabalho no desenvolvimento de bibliotecas digitais, na instrução e formação de bibliotecários e utilizadores de bibliotecas e no estudo do sistema de comunicação científica. Em 2003, liderou a criação do RepositoriUM – o repositório institucional da Universidade de Minho , chefiando esse serviço desde então. No final de 2004 contribuiu para a definição da política da Universidade de Minho de acesso livre à sua produção científica. Outro dos focos da sua actividade recente tem sido a promoção e divulgação do acesso livre ao conhecimento e a criação de repositórios institucionais em Portugal no mundo lusófono.


Isabel Soares Carneiro (Observatório da Ciência e do Ensino Superior)

Isabel Soares Carneiro coordena, desde Maio de 2005, a Equipa da Produção Científica do Observatório da Ciência e do Ensino Superior (OCES), a qual prossegue, entre outros, objectivos nos seguintes domínios: disponibilização on-line da produção científica mundial, através da Plataforma ISI Web of Knowledge; difusão internacional, em acesso livre, através da Plataforma SciELO, de periódicos científicos portugueses de qualidade; produção e divulgação de estatísticas e de indicadores bibliométricos relativos à produção científica nacional, e respectiva evolução; constituição de elementos de análise do sistema nacional de I&D, sob o ponto de vista da Produção Científica.

Anteriormente, foi professora e exerceu cargos de gestão em escolas do ensino não superior, tendo desempenhado, durante mais de vinte anos, funções na administração educativa, passando por assessorias governamentais e cargos de alta direcção, no Ministério da Educação.


Joanne Yeomans (CERN)

Joanne Yeomans é Oficial de Informação Científica na Biblioteca do CERN em Genebra. Iniciou funções no CERN em 2003 e é actualmente responsável pela secção de Serviços de Apoio ao Utilizador onde é responsável por várias iniciativas relacionadas com Open Access. Previamente à sua actividade no CERN trabalhou como bibliotecária na faculdade de matemática e física da Universidade de Leeds, Reino Unido onde se focalizou particularmente na cooperação e relacionamento entre a faculdade e a biblioteca , bem como o desenvolvimento de programas de formação para utilizadores de biblioteca. Completou uma licenciatura em matemática e física na Universidade de Warwick antes de iniciar um Mestrado na Universidade de Loughborough para tornar-se bibliotecária.


Leo Waaijers (SURF/DRIVER Consortium)

Leo Waaijers (1938) estudou Matemática e Física Teórica em Leiden. Em 1964, iniciou praticamente a carreira de uma vida, em TU Delft , onde desempenhou funções como cientista e concluiu um Doutoramento em Matemática em 1968. Em 1977 mudou para funções na área de gestão, iniciando como o gestor pessoal do seu departamento e entre 1984 e 1988 como membro do Conselho Consultivo da universidade. Após o término destas funções foi nomeado bibliotecário da universidade.   Como bibliotecário   concretizou as seguintes funções chave, supervisão da criação de um novo edifício para a biblioteca, fusão com a imprensa da universidade e a transferência para o novo sistema de bibliotecas Aleph.

Em 2001 aceitou uma posição na Universidade de Wageningen e Centro de Investigação. Desde do dia 1 de Janeiro de 2004, é o gestor da Plataforma ICT do SURF e da investigação. Nesta posição superintende o Programa DARE, com serviços internacionalmente conhecidos como o Cream of Science.


Leslie Carr (University of Southampton)

Leslie Carr é Professor Associado no Intelligents, Agents, Multimedia Research Group na Universidade de Southampton. O Dr. Carr é um investigador em Sistemas de Informação Distribuídos (hypermedia, Web, Semântica Web). Trabalhou com Stevan Harnad na área do Open Access cerca de 10 anos, através de várias colaborações incluído UK-US/JISC-NSF International Digital Libraries II project "Open Citations" que se tratou de uma colaboração entre Southampton, Cornell e Los Alamos. Desde então o Dr. Carr tem desempenhado funções como Director Técnico do software de repositórios EPrints (e da sua vertente comercial EPrints Services), o Administrador de repositório de uma Escola (eprints.ecs.soton.ac.uk) e membro do conselho consultivo de um Repositório Institucional (eprints.soton.ac.uk). Actualmente gere alguns projectos do JISC na área da preservação, em ambientes e-pesquisa, na avaliação da pesquisa e na interoperabilidade.


Mark Patterson (Director of Publishing, Public Library of Science)

Após a sua formação académica na Universidade de Cambridge em 1982, Mark Patterson obteve o seu doutoramento da Universidade de Manchester onde trabalhou em yeast cell cycle genetics. Mark Patterson realizou desde então uma investigação pós-doutoramento na Universidade de Oxford e na Universidade de Stanford. Em 1994, após quatro anos como professor assistente na Universidade de Cambridge, onde estudou a genética humana em diferenciação sexual. O seu primeiro contacto na área de publicação científica, foi como o editor da revista Trends in Genetics. Em 1999, foi nomeado editor da revista Biology Reviews, bem como editor da Nature e posteriormente esteve envolvido no lançamento das revistas Nature Reviews Journals como editor da revista Nature Reviews Genetics. Mark Patterson trabalhou como editor na Company of Biologists antes de ingressar na Public Library of Science (PLoS) em 2003 para colaborar no lançamento da revista PLoS Biology. Em 2005 foi nomeado Director de Publicações da PLoS.


Pedro Oliveira (Universidade Católica)
Pedro Oliveira, Doutorado em Gestão de Operações, Tecnologia e Inovação pela University of North Carolina at Chapel Hill. Mestre em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas e Licenciado em Engenharia Naval pelo Instituto Superior Técnico, onde foi Coordenador do Gabinete de Estudos e Planeamento. Professor Auxiliar na Faculdade de Ciência Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa (FCEE-UCP), onde lecciona Gestão da Inovação e Gestão de Operações/Processos no MBA, nas licenciaturas e em programas de executivos. É coordenador do Programa Avançado em Empreendedorismo e Gestão da Inovação (PAEGI) e do Programa Avançado de Gestão para Executivos - Telecomunicações e Tecnologias da Informação. É co-responsável pelos Creative Commons Portugal.

Stevan Harnad (Université du Québec à Montréal / University of Southampton)

Stevan Harnad (http://www.ecs.soton.ac.uk/~harnad) nasceu na Hungria e obteve a sua licenciatura na Universidade de McGill, posteriormente efectuou o seu Doutoramento na Universidade de Princeton e é actualmente investigador em ciências cognitivas na Universidade do Quebeque, Montreal e Professor adjunto de Electrónica e Ciência da Computação na Universidade de Southampton, Reino Unido.

Os seus estudos focalizam-se nas áreas de categorização, comunicação e cognição. Fundador e editor da revista Behavioral and Brain Sciences http://www.bbsonline.org (uma revista científica em formato papel publicada pela Cambridge University Press), Psycoloquy http://psycprints.ecs.soton.ac.uk (uma revista electrónica patrocinada pela American Psychological Association) e o CogPrints Electronic Preprint Archive in the Cognitive Sciences http://cogprints.ecs.soton.ac.uk . Foi Presidente da Society for Philosophy and Psychology, membro equiparado da Hungarian Academy of Science e autor e colaborador de mais 150 publicações, incluindo Origins and Evolution of Language and Speech (NY Acad Sci 1976), Lateralization in the Nervous System (Acad Pr 1977), Peer Commentary on Peer Review: A Case Study in Scientific Quality Control (CUP 1982), Categorical Perception: The Groundwork of Cognition (CUP 1987), The Selection of Behavior: The Operant Behaviorism of BF Skinner: Comments and Consequences (CUP 1988) e Icon, Category, Symbol: Essays on the Foundations and Fringes of Cognition (em preparação).