SESSÃO 41 14 de junho | 17h30-19h00 Livro: "Estátua de Sal", de Maria Ondina Braga
"Estátua de Sal" é uma das primeiras obras narrativas escritas por Maria Ondina Braga (1ª ed., 1969), conhecendo vária edições em vida da escritora. Esta obra foi agora incluída no Volume I da Obra Completa de Maria Ondina Braga, intitulado "Autobiografias Ficcionais", editado pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, no final de 2022. Estamos perante uma narrativa de natureza manifestamente híbrida, ao combinar géneros muito diversos (narrativa, memória, reflexão, prosa poética, etc.), num registo muito original. Na 1ª edição, a obra continha um prefácio elogioso do escritor Tomaz de Figueiredo.
Autora Maria Ondina Braga (13 de janeiro de 1932 - 14 de março de 2003) foi uma mulher e escritora discreta e algo solitária. Nascida em Braga, onde concluiu os estudos secundários, Maria Ondina continua, já como jovem mulher, a sua formação na Royal Society of Arts (Inglaterra) e na Alliance Française (França). Em 1960, trabalha como professora do ensino secundário em Angola, partindo no ano seguinte para Goa. Porém, a invasão do território português pelas tropas indianas leva-a para Macau, a cidade no estuário dorio das Pérolas e última herança do império colonial português, onde continua a exercer funções docentes no ensino particular. E em 1964, fixa residência em Lisboa, voltando mais tarde ao Oriente (1982), como professora convidada da Universidade de Línguas Estrangeiras de Pequim. Após uma vida de deambulação cosmopolita (da Europa a África e ao Oriente - Macau), recolhe-se à sua cidade de Braga, nos derradeiros anos de vida. É homenageada publicamente em 1990, sendo-lhe também atribuída a Medalha de Ouro da cidade em 1994, além de ser objeto de uma exposição bibliográfica por iniciativa da Biblioteca Pública de Braga, em finais de 1995. O seu desaparecimento mereceu um sentido voto de pesar por parte da Assembleia da República, homenageando assim uma escritora que viveu e viajou livremente, que ensinou e traduziu. Sobretudo escreveu intensa e originalmente (narrativa - contos, novelas, romances; crónicas; poesia; colaborou ativamnete na imprensa; etc.).
Dinamizadores Cândido Oliveira Martins e Isabel Cristina Mateus
A sessão presencial será realizada a partir da Casa do Conhecimento de Fafe, com dinamização a cargo de Cândido Oliveira Martins e Isabel Cristina Mateus. Na Universidade do Minho, como habitualmente, poderá participar no evento a partir da Casa do Conhecimento da UMinho no espaço B-lounge da Biblioteca Geral, no campus de Gualtar, em Braga.
Leia o livro, inscreva-se e partilhe a sua experiência de leitura!
INSCRIÇÕES EM: https://bit.ly/CL_S41_Fafe (evento de formato híbrido - presencial e via zoom)
> Cartaz da 41ª sessão
|