Universidade do Minho    
 
  Universidade do Minho
http://www.sdum.uminho.pt
 
imprimir   fechar
 

Guias para a elaboração de referências bibliográficas

Nesta secção são apresentados vários guias para elaboração de referências bibliográficas, baseados em normas e estilos amplamente  utilizados a nível nacional e internacional. A adoção de uma norma ou estilo depende da opção de  cada comunidade científica.

 ISO 690 - Normas internacionais para elaboração de referências bibliográficas desenvolvidas pelo mais importante organismo de normalização do mundo, a International Standards Organization (ISO).

 NP 405 - Normas Portuguesas que estabelecem o formato de descrição bibliográfica nos mais diversos tipos de suportes de informação.

 APA - Estilo desenvolvido pela American Psychological Association (APA), é amplamente aplicado no mundo académico  em áreas do conhecimento como  a  Psicologia e as Ciências Sociais.

 MLA - Recomendado pela Modern Language Association, o estilo MLA é um dos mais utilizados nas área das Humanidades, Linguística e Literatura.

 CHICAGO - Estilo baseado na publicação The Chicago Manual of Style, um dos estilos mais extensamente utilizado nas Universidades.

 IEEE - Estilo desenvolvido por um dos mais conceituados organismos na área da Engenharia, o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE).


  © 2018, Universidade do Minho