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Política da qualidade

A atividade da Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas (USDB) está orientada para a busca da melhoria contínua do seu desempenho. Com este fim, as suas atividades são sustentadas na implementação de um adequado, eficaz e eficiente sistema de gestão da qualidade (SGQ), o qual requer o envolvimento e a participação de todos os seus colaboradores.
A política orientadora da atuação da Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas na sua relação com todas as partes interessadas na sua atividade, é marcada globalmente por um comportamento de gestão e funcionamento proactivo, cooperante, construtivo, transparente, rigoroso e valorizador de todas as partes, tendo em consideração quatro perspetivas de gestão:
 
Perspetiva de sustentabilidade

Conciliar a valorização dos investimentos e recursos disponíveis com preocupações de sustentabilidade económica e melhoria do seu desempenho organizacional e operacional, optando pelo rigor na gestão dos recursos e pelo controlo dos custos.
 
Perspetiva clientes

Garantir a prestação de serviços de qualidade percebida e procurar sistematicamente oferecer as melhores soluções organizacionais e processuais para a disponibilização de recursos de informação e documentação, espaços e serviços de apoio à aprendizagem e investigação de qualidade que respondam cabalmente às necessidades específicas da comunidade universitária e potenciem os respetivos níveis de satisfação;
Optar por posturas de relacionamento profícuo e canais de comunicação transparentes e eficientes, pela manutenção e criação de infraestruturas e serviços que sejam atrativos e convidativos à sua utilização;
Reforçar a sua atividade e oferta de serviços que potenciem a disseminação, acessibilidade e impacto do conhecimento produzido pelos docentes e investigadores da Universidade do Minho, assim contribuindo para o reforço da visibilidade, credibilidade e reconhecimento e reputação académica e científica da instituição no mercado global do ensino superior;
Alargar a abrangência dos seus serviços a outros que se enquadrem nos propósitos da sua missão e que respondam de forma inovadora às expectativas e necessidades dos membros da Universidade do Minho.
 
Perspetiva interna

Promover a eficiência e a qualidade operacional em total conformidade legal, optando por investimentos sustentados em infraestruturas, equipamentos e tecnologia que permitam a diversificação e a ampliação da gama e formatos de serviços;
Assegurar um relacionamento exigente, claro e contínuo com todos os fornecedores e pares com impacto direto na conformidade dos serviços, por forma a garantir o cumprimento com os padrões expectáveis de serviço, optando por uma seleção e avaliação contínua dos seus desempenhos e pelas melhores relações de preço, qualidade e diversidade.
 
Perspetiva de conhecimento e aprendizagem

Proporcionar as adequadas condições de trabalho aos colaboradores, a valorização dos seus conhecimentos e das suas competências, optando por estimular e promover a sua formação contínua, a sua valorização individual, a capacidade de iniciativa e empreendorismo para projetos internos de melhoria e eficiência operacional;
Realizar análises sistemáticas ao desempenho da Unidade de Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho, reportando à Direção do Serviço dados consolidados e objetivos dos desempenhos passados, das ações desencadeadas e perspetivas futuras, optando pela responsabilização e pelo “empowerment” das suas chefias intermédias na monitorização, medição, análise de indicadores do desempenho.



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