Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
homepage
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 

PROJETOS EM CURSO:


RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto em Portugal 

O RCAAP tem por missão promover, apoiar e facilitar a adoção do acesso aberto ao conhecimento científico em Portugal. Esta missão materializa-se nos seguintes objetivos:

Aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da atividade académica e de investigação científica portuguesa; Facilitar a gestão e o acesso à informação sobre a produção científica nacional através do registo da produção científica em sistemas de informação específicos e da sua agregação no portal RCAAP; Integrar Portugal num conjunto de iniciativas internacionais através da disponibilização de um portal agregador e de um diretório da produção académica e científica que facilitam a interoperabilidade e a interligação com o crescente número de centros de investigação, organismos financiadores de investigação e instituições de ensino superior que, na Europa e no mundo, dispõem também de ferramentas deste tipo.

Início: 07/2008
Periodicidade: Anual
Website: http://projecto.rcaap.pt e http://www.rcaap.pt





OpenAIRE-Advance - OpenAIRE Advancing Open Scholarship



O projeto OpenAIRE-Advance visa promover o fortalecimento da Ciência Aberta na Europa e afirmar-se como um pilar da European Open Science Cloud (EOSC). A infraestrutura de Ciência Aberta para a Investigação na Europa que o OpenAIRE preconiza, segue o mesmo modelo e estrutura em funcionamento nos últimos anos, composta por uma rede humana, com representantes em 34 países europeus (National Open Access Desks), e uma infraestrutura técnica baseada numa rede de repositórios de publicações e dados e outros sistemas de gestão de informação científica e académica.

O projeto OpenAIRE-Advance continuará a trabalhar no sentido de tornar a Ciência Aberta uma realidade plenamente assumida e implementada na Europa, de acordo com as seguintes linhas de orientação: Consolidar e otimizar os serviços digitais OpenAIRE; Reforçar a ação da rede de Secretariados Nacionais de Ciência Aberta; Fortalecer a assimilação da Ciência Aberta em comunidades de investigadores; Promover mudanças emergentes no universo da comunicação científica; Criar uma Rede de Ciência Aberta à escala Global; Promoção da Ciência Aberta mais além dos laboratórios; Colaborar com o projeto EOSC-hub com vista à concretização e implementação da European Open Science Cloud. Os SDUM são o ponto de contacto em Portugal do OpenAIRE e enquanto parceiros do projeto OpenAIRE-Advance assumem a coordenação da rede de secretariados nacionais da região sul da Europa e são ainda os responsáveis pela gestão dos serviços de formação e helpdesk, colaborando em diferentes áreas de desenvolvimento técnico da infraestrutura.

Início: 01/01/2018
Fim: 31/12/2020
Duração: 36 meses
Website: www.openaire.eu/advance





FIT4RRI - Fostering Improved Training Tools For Responsible Research and Innovation

O FIT4RRI é um projeto que tem como objetivo contribuir para colmatar o fosso entre a RRI (Responsible Research and Innovation) e a Open Science (Ciência Aberta) atuando em duas áreas fundamentais: 1ª) melhorar a oferta de formação de RRI e Open Science disponível atualmente, 2ª) promover a difusão de políticas e práticas de governação geradoras de ambientes facilitadores da implementação da RRI e Open Science. Os SDUM assumem a coordenação das atividades de capacitação para a Ciência Aberta e da produção de conteúdos de formação para disponibilização online.

Início: 01/05/2017
Fim: 30/04/2020
Duração: 36 meses
Website: https://fit4rri.eu





FOSTER Plus - Fostering the practical implementation of Open Science in Horizon 2020 and beyond

O projeto FOSTER Plus (Fostering the practical implementation of Open Science in Horizon 2020 and beyond) é a segunda fase do projeto FOSTER com coordenação dos SDUM. Visa contribuir para uma mudança real e duradoura no comportamento dos investigadores europeus, de modo a colocar em prática os princípios da Ciência Aberta. O projeto irá desenvolver vários recursos, dos quais se destacam o Open Science toolkit, que pretende responder a questões muito práticas no âmbito da publicação científica, disponibilização de dados científicos, peer review e métricas abertas, ética e proteção de dados, licenciamento, entre outras; e o Open Science Handbook, que pretende habilitar os formadores no domínio da Ciência Aberta com métodos pedagógicos que lhes permitam criar os seus próprios recursos. Será realizado um Open Science bootcamp que terá um papel importante na criação de uma rede de formadores/multiplicadores em ciência aberta. O portal “FOSTER Open Science” irá albergar todos os recursos criados no âmbito do projeto.

Os SDUM assumem a gestão e coordenação deste projeto financiado no âmbito do programa-quadro Horizonte 2020.

Início: 01/04/2017
Fim: 30/04/2019
Duração: 24 meses
Website: www.fosteropenscience.eu





OpenAIRE-Connect - OpenAIRE - CONNECTing scientific results in support of Open Science



O projeto OpenAIRE-CONNECTing scientific results in support of Open Science visa implementar o conceito de Ciência Aberta como Serviço (Open Science as-a-service) na infraestrutura existente do OpenAIRE, oferecendo ferramentas orientadas ao utilizador que enriquecerão o portfólio de serviços do OpenAIRE, nomeadamente o “Research Community Dashboard Service” e o “Catch-All Notification Broker Service”. Os SDUM participam nas várias áreas de desenvolvimento do projeto, assegurando a coordenação da área de suporte e formação.

Início: 01/01/2017
Fim: 30/06/2019
Duração: 30 meses
Website: www.openaire.eu/connect





OpenAIRE2020 - Open Access Infrastructure for Research in Europe 2020

O projeto OpenAIRE2020 visa a monitorização dos resultados da investigação no âmbito do H2020, sendo uma infraestrutura essencial para o reporte das publicações científicas dos projetos H2020, estando acoplada aos sistemas de informação da CE. O piloto de dados científicos da CE é apoiado através de divulgação à escala europeia das melhores práticas de gestão de dados de investigação e do repositório Zenodo, que fornece serviços de armazenamento de dados. Outras atividades incluem: colaboração com financiadores nacionais para reforçar os serviços de análise das infraestruturas de investigação; um piloto para o Acesso Aberto dourado e taxas de processamento dos artigos (APC) com a colaboração da LIBER; novos métodos de avaliação e publicação científica; um estudo e um piloto sobre os indicadores científicos relacionados com o Acesso Aberto; estudos jurídicos para investigar questões de privacidade dos dados relevantes para o piloto de dados abertos da CE; e alinhamento internacional com redes de repositórios similares com o envolvimento da COAR.

Os SDUM é o Secretariado Nacional para o Acesso Aberto em Portugal, com a coordenação dos Secretariados Nacionais nos países da região sul da Europa (Chipre, Grécia, Itália, Malta, Portugal, Espanha e Turquia). Os SDUM assumem ainda a responsabilidade de coordenação da área de serviços de suporte e formação, helpdesk e diretrizes técnicas para a interoperabilidade, contribuindo igualmente noutras áreas de trabalho como a disseminação, o alinhamento internacional e os indicadores estatísticos.

Início: 01/01/2015
Fim: 30/06/2018
Duração: 42 meses
Website: http://www.openaire.eu





PROJETOS TERMINADOS


PASTEUR4OA - Open Access Policy Alignment STrategies for European Union Research 


O projeto PASTEUR4OA desenvolveu a sua atividade no apoio e incentivo para o desenvolvimento de políticas de acesso aberto e dados abertos na União Europeia de acordo com a Recomendação da Comissão Europeia de julho de 2012 com vista a manter um alinhamento com a política do Horizonte 2020 sobre o acesso à investigação financiada pela Comissão.



Início: 01/02/2014
Fim: 31/07/2016
Duração: 30 meses 
Website:
http://www.pasteur4oa.eu





FOSTER - Facilitate Open Science Training for European Research

O projeto FOSTER – “Facilitate Open Science Training for European Research” é uma iniciativa que pretende apoiar diferentes intervenientes envolvidos no processo de comunicação científica, principalmente jovens investigadores. Este apoio visa a adoção do acesso aberto no contexto do Espaço Europeu da Investigação (EEI) e a conformidade com as políticas de acesso aberto e com as regras de participação do Horizonte 2020 (H2020).

Para atingir este objetivo, o FOSTER focou-se na integração dos princípios e práticas de acesso aberto no atual sistema de investigação e contribuiu para o desenvolvimento de sessões de formação nas instituições que realizam investigação científica de forma a manter níveis de conformidade satisfatórios com as políticas de acesso aberto no EEI e H2020.

Foi criado um programa de formação sobre acesso aberto e dados abertos, consolidando atividades de formação dirigidas a diversas comunidades e países do EEI. Este programa incluiu pacotes de formação que sobre aconselhamento, apoio técnico na utilização de sistemas e-learning, b-learning e de auto-formação, disponibilização de materiais/conteúdos, sessões presenciais, principalmente formação de formadores, escolas de verão, seminários, etc.

O projeto foi coordenado pela Universidade do Minho e o consórcio constituído por 13 parceiros.

Início: 01/02/2014
Fim: 31/01/2016
Duração: 24 meses 
Website:
http://www.fosteropenscience.eu/





OpenAIREplus

O OpenAIREplus deu continuidade e alargou a área de ação do projeto OpenAIRE, ampliando a rede de pontos de contacto e repositórios – para além de todos os 27 estados membros da UE, também a Noruega, Suíça, Croácia, Turquia e a Islândia -, e capitalizando a infraestrutura criada para identificar as publicações com financiamento no âmbito do 7ºPQ e ERC medindo o impacto da cláusula especial 39.

O OpenAIREplus construiu uma infraestrutura de Open Access de segunda geração, expandindo a rede de repositórios e a base de publicações abrangidas pelo OpenAIRE, incluindo todas as publicações Open Access indexadas pela infraestrutura DRIVER, e também recolhendo e indexando os metadados de conjuntos de dados científicos (datasets) de repositórios de dados de áreas científicas selecionadas.

Início: 01/12/2011
Fim: 31/05/2014
Duração: 30 meses
Website
: http://www.openaire.eu





MEDOANET – Mediterranean Open Access Network

Este projeto desenvolveu a sua atividade na coordenação a nível nacional e regional das estratégias políticas e estruturas de Acesso Aberto, de seis países do Mediterrâneo: Grécia, Itália, França, Espanha, Portugal e Turquia.

O MEDOANET teve como principais objetivos:

  • Coordenar estratégias, políticas e estruturas já existentes, através da sua identificação e mapeamento usando a ferramenta online “Mediterranean Open Access Tracker”;
  • Contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias, estruturas e políticas de Acesso Aberto, nos seis países do Mediterrâneo, assim como nos países circundantes, envolvendo decisores políticos e outras partes interessadas que possam promover a mudança, como as agências de financiamento, as universidades, os centros de investigação e as associações de bibliotecários;
  • Facilitar a coordenação e o comprometimento dos decisores políticos e elementos-chave através da realização de workshops a nível nacional e a nível europeu, de uma conferência a nível europeu e do desenvolvimento de diretrizes para a implementação de políticas de Acesso Aberto.

Cada parceiro do projeto funcionou como ponto central no seu país para o reforço das suas estratégias de Acesso Aberto e para o desenvolvimento de políticas relevantes com base em normas partilhadas e coordenadas.

Início: 01/12/2011
Fim: 30/11/2013
Duração: 24 meses
Website: http://www.medoanet.eu/





NECOBELAC - Network of Collaboration Between Europe & Latin American-Caribbean Countries

O projeto NECOBELAC é uma rede de colaboração entre os países Europeus, Latino Americanos e Caribe. Atuando no campo da saúde pública, pretende melhorar a escrita científica e promover os modelos de publicação em acesso aberto; Fomentar a cooperação técnica e científica entre os países da Europa e da América Latina e Caribe.

Para tal, foram desenvolvidas atividades de formação na escrita científica e acesso aberto, organizando cursos de formação de formadores em instituições europeias e da América Latina e Caribe.

Início: 01/02/2009
Fim: 30/01/2012
Duração: 36 meses
Website: http://www.necobelac.eu





OpenAIRE - Open Acess Infrastructure Research for Europe


O OpenAIRE tem como objetivo geral apoiar a implementação do Open Access na Europa. Fornece os meios para promover e realizar a adoção generalizada da Política de Open Access, conforme estabelecido nas orientações para o Open Access do Conselho Científico do ERC e no projeto piloto Open Access da Comissão Europeia.

O OpenAire foi um projeto de três anos que tinha como objetivo estabelecer a infraestrutura para apoiar os investigadores no cumprimento das condições Open Access do 7º PQ e do ERC, apresentando um amplo sistema europeu de helpdesk, baseado numa rede distribuída de pontos de contacto nacionais e regionais nos 27 países, em que os SDUM assumiram a coordenação dos países da região sul e o ponto de contacto em Portugal.

Início: 01/12/2009
Fim: 30/11/2011
Duração: 36 meses
Website: http://www.openaire.eu





DRIVER II - Digital Repository Infrastructure Vision for European Research

O DRIVER II, “Digital Repository Infrastructure Vision for European Research”, foi um projeto dinamizado por um consórcio financiado pela União Europeia (UE) e que visou a constituição de uma estrutura organizacional e tecnológica para implementar uma camada de dados pan-europeia para permitir o uso avançado de recursos de conteúdos na área da investigação no ensino superior.

O DRIVER II desenvolveu uma infraestrutura de serviços e uma infraestrutura de dados. Ambas concebidas para instrumentar os recursos e serviços existentes na rede de repositórios. Deste projeto emanaram vários estudos sobre o estado da arte no que concerne a repositórios digitais, bem como diretrizes (cf. Diretrizes DRIVER 2.0
) possibilitar uma maior interoperabilidade de dados e fornecedores de serviços.

Início: 01/12/2007
Fim: 30/11/2009
Duração: 24 meses
Website: www.driver-repository.eu





Contactos do Gabinete de Projetos Open Access

Endereço: Serviços de Documentação da Universidade do Minho
Campus de Gualtar, 4710 - 057 Braga
Telefone: +351 253 604 150; Ext: 604 155
Fax: +351 253 604 159
E-mail: openaccess@sdum.uminho.pt
Website: http://openaccess.sdum.uminho.pt


 
  © 2018 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SDUM Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
ISO9001   Entidades certificadas:
Biblioteca Geral da Universidade do Minho
Biblioteca da Universidade do Minho em Guimarães