|
|
|
PROJETOS EM CURSO
OpenAIRE NEXUS

O projeto OpenAIRE-Nexus dá continuidade a projetos anteriores do OpenAIRE, tendo como objetivo central o desenvolvimento e disponibilização à comunidade de um conjunto de serviços para implementar e acelerar a adoção da Ciência Aberta no contexto da EOSC - European Open Science Cloud.
O projeto irá desenvolver um conjunto de atividades com vista a: • Incorporar a utilização dos serviços nos fluxos de trabalho dos investigadores, facilitando-lhes a aceitação e adoção de práticas de Ciência Aberta, de abertura e adoção dos dados FAIR. • Disponibilizar as ferramentas necessárias a instituições e comunidades de investigação para tornar os seus conteúdos mais visíveis e localizáveis. • Auxiliar os decisores a compreender melhor o ambiente da prática de Ciência Aberta em novos incentivos, critérios de recompensa científica, indicadores de impacto, de modo a aumentar o potencial de investigação e inovação. • Fomentar a inovação, fornecendo às PME dados abertos sobre a produção científica.
Para tal, o projeto OpenAIRE-Nexus disponibiliza catorze serviços no contexto da EOSC, prestados por instituições públicas, e-infraestruturas e empresas, estando estruturados em três portfólios: PUBLISH (Zenodo, EpiSciences, Amnesia, ARGOS), MONITOR (MONITOR, OpenCitations, ScholExplorer, UsageCounts, Open Science Observatory, OpenAIRE AAI), DISCOVER (PROVIDE, EXPLORE, CONNECT).
Alguns dos serviços são já amplamente utilizados na Europa e não só, e estão integrados no OpenAIRE-Nexus para a constituição de um portfólio uniforme de serviços de Ciência Aberta para a EOSC. A colaboração dos Serviços de Documentação e Bibliotecas é centrada sobretudo nas atividades de suporte e formação para os utilizadores e fornecedores dos serviços do OpenAIRE, incluindo o desenvolvimento de ações de disseminação e comunicação das atividades e resultados do projeto.
Início: 01/01/2021 Fim: 30/06/2023 Duração: 30 meses Website: www.openaire.eu/openaire-nexus-project
RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto em Portugal
O RCAAP tem por missão promover, apoiar e facilitar a adoção do acesso aberto ao conhecimento científico em Portugal. Esta missão materializa-se nos seguintes objetivos:
Aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da atividade académica e de investigação científica portuguesa; Facilitar a gestão e o acesso à informação sobre a produção científica nacional através do registo da produção científica em sistemas de informação específicos e da sua agregação no portal RCAAP; Integrar Portugal num conjunto de iniciativas internacionais através da disponibilização de um portal agregador e de um diretório da produção académica e científica que facilitam a interoperabilidade e a interligação com o crescente número de centros de investigação, organismos financiadores de investigação e instituições de ensino superior que, na Europa e no mundo, dispõem também de ferramentas deste tipo.
Início: 07/2008 Periodicidade: Anual Website: http://projecto.rcaap.pt e http://www.rcaap.pt
PROJETOS TERMINADOS
ON-MERRIT

A Ciência Aberta e a investigação Responsável e Inovação visam trazer equidade e inclusão à investigação. No entanto, estarão a beneficiar todos por igual, ou a contribuir para manter as desigualdades, perpetuando o efeito Matthew de vantagem cumulativa? Através de uma mistura de abordagens sociológicas, bibliométricas e computacionais, o projeto On-MERRIT Observing and Negating Matthew Effects in Responsible Research and Innovation Transition propõe-se estudar este efeito e a fazer recomendações de políticas para o mitigar ou negar. Este projeto foi iniciado em Outubro de 2019 e tem a duração de 30 meses, sendo os parceiros o Know Center, Technical University of Graz, Open University, Georg-August-Universitat Gottinghen e a Universidade do Minho. Os SDUM colaboram em diferentes áreas de ação do projeto, com particular enfoque na avaliação da aplicação prática dos conceitos RRI e OS por parte dos investigadores; no diagnóstico do conhecimento destes conceitos por parte dos policy-makers, a nível europeu; e na elaboração de diretrizes e recomendações para a incorporação destes princípios na academia, indústria e política.
Início: 01/10/2019 Fim: 31/03/2022 Duração: 30 meses Website: www.on-merrit.eu/
FAIRsFAIR - Fostering FAIR Data Practices in Europe
 O projeto FAIRsFAIR - Fostering Fair Data Practices in Europe - tem como objetivo disponibilizar soluções práticas para a utilização dos princípios dos dados FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable) ao longo do ciclo de vida dos dados de investigação. A sua ênfase está na promoção da cultura de dados FAIR e na adoção de boas práticas para tornar os dados FAIR. Este projeto irá desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de normas globais para a certificação FAIR de repositórios e dos dados neles contidos, contribuindo para as políticas e práticas que irão transformar o programa EOSC numa infraestrutura operacional. Do conjunto de resultados esperados ao longo do projeto, destacam-se, o aumento da produção e uso de dados FAIR, a criação de um centro de competências FAIR para todas as comunidades, o desenvolvimento de modelos e currículos académicos para a formação em gestão de dados FAIR e a sua integração nos programas universitários, o Handbook para a adoção de competências FAIR, o mapeamento da oferta formativa sobre os princípios FAIR nas instituições de ensino superior, a certificação e registo de repositórios compatíveis com os princípios FAIR, e a construção de uma rede de repositórios confiáveis. Os SDUM colaboram em diferentes áreas de ação do projeto, incidindo sobretudo nas atividades relacionadas com o desenvolvimento de competências FAIR no contexto do ensino superior, a integração da formação sobre dados FAIR nos currículos académicos e o mapeamento da oferta formativa existente.
Início: 01/03/2019 Fim: 28/02/2022 Duração: 36 meses Website: https://www.fairsfair.eu/
OpenAIRE-Advance - OpenAIRE Advancing Open Scholarship

O projeto OpenAIRE-Advance visa promover o fortalecimento da Ciência Aberta na Europa e afirmar-se como um pilar da European Open Science Cloud (EOSC). A infraestrutura de Ciência Aberta para a Investigação na Europa que o OpenAIRE preconiza, segue o mesmo modelo e estrutura em funcionamento nos últimos anos, composta por uma rede humana, com representantes em 34 países europeus (National Open Access Desks), e uma infraestrutura técnica baseada numa rede de repositórios de publicações e dados e outros sistemas de gestão de informação científica e académica.
O projeto OpenAIRE-Advance continuará a trabalhar no sentido de tornar a Ciência Aberta uma realidade plenamente assumida e implementada na Europa, de acordo com as seguintes linhas de orientação: Consolidar e otimizar os serviços digitais OpenAIRE; Reforçar a ação da rede de Secretariados Nacionais de Ciência Aberta; Fortalecer a assimilação da Ciência Aberta em comunidades de investigadores; Promover mudanças emergentes no universo da comunicação científica; Criar uma Rede de Ciência Aberta à escala Global; Promoção da Ciência Aberta mais além dos laboratórios; Colaborar com o projeto EOSC-hub com vista à concretização e implementação da European Open Science Cloud. Os SDUM são o ponto de contacto em Portugal do OpenAIRE e enquanto parceiros do projeto OpenAIRE-Advance assumem a coordenação da rede de secretariados nacionais da região sul da Europa e são ainda os responsáveis pela gestão dos serviços de formação e helpdesk, colaborando em diferentes áreas de desenvolvimento técnico da infraestrutura.
Início: 01/01/2018 Fim: 31/12/2020 Duração: 36 meses
FIT4RRI - Fostering Improved Training Tools For Responsible Research and Innovation
O FIT4RRI é um projeto que tem como objetivo contribuir para colmatar o fosso entre a RRI (Responsible Research and Innovation) e a Open Science (Ciência Aberta) atuando em duas áreas fundamentais: 1ª) melhorar a oferta de formação de RRI e Open Science disponível atualmente, 2ª) promover a difusão de políticas e práticas de governação geradoras de ambientes facilitadores da implementação da RRI e Open Science. A USDB assume a coordenação das atividades de capacitação para a Ciência Aberta e da produção de conteúdos de formação para disponibilização online.
Início: 01/05/2017 Fim: 31/10/2020 Duração: 36 meses (mais extensão de 6 meses) Website: https://fit4rri.eu
FOSTER Plus - Fostering the practical implementation of Open Science in Horizon 2020 and beyond
O projeto FOSTER Plus (Fostering the practical implementation of Open Science in Horizon 2020 and beyond) foi a segunda fase do projeto FOSTER com coordenação dos SDUM. Visou contribuir para uma mudança real e duradoura no comportamento dos investigadores europeus, de modo a colocar em prática os princípios da Ciência Aberta. Para alcançar este objetivo foram desenvolvidos vários recursos e ferramentas (Open Science toolkit, Open Science training handbook, Open Science bootcamp, Portal elearning) para capacitação e formação de Ciência Aberta destinados a várias agentes do espaço europeu de investigação.
Início: 01/04/2017 Fim: 30/04/2019 Duração: 24 meses Website: www.fosteropenscience.eu
OpenAIRE-Connect - OpenAIRE - CONNECTing scientific results in support of Open Science

O projeto OpenAIRE-CONNECTing scientific results in support of Open Science, com início a janeiro de 2017 e término em junho de 2019, visou a implementação do conceito de Ciência Aberta como Serviço (Open Science as-a-service) na infraestrutura existente do OpenAIRE, oferecendo ferramentas orientadas ao utilizador para enriquecimento do portfólio de serviços do OpenAIRE, nomeadamente o “Research Community Dashboard Service” e o “Catch-All Notification Broker Service”. Os SDUM participaram nas várias áreas de desenvolvimento do projeto, assegurando a coordenação da área de trabalho do suporte e formação.
Início: 01/01/2017 Fim: 30/06/2019 Duração: 30 meses Website: https://cordis.europa.eu/project/id/731011
OpenAIRE2020 - Open Access Infrastructure for Research in Europe 2020

O projeto OpenAIRE2020 visou a monitorização dos resultados da investigação no âmbito do H2020, sendo uma infraestrutura essencial para o reporte das publicações científicas dos projetos H2020, estando acoplada aos sistemas de informação da CE. O piloto de dados científicos da CE foi apoiado através de divulgação à escala europeia das melhores práticas de gestão de dados de investigação e do repositório Zenodo, que fornece serviços de armazenamento de dados. Outras atividades incluíram: colaboração com financiadores nacionais para reforçar os serviços de análise das infraestruturas de investigação; um piloto para o Acesso Aberto dourado e taxas de processamento dos artigos (APC) com a colaboração da LIBER; novos métodos de avaliação e publicação científica com o envolvimento de hypotheses.org; um estudo e um piloto sobre os indicadores científicos relacionados com o Acesso Aberto com a ajuda do CWTS; estudos jurídicos para investigar questões de privacidade dos dados relevantes para o piloto de dados abertos da CE; e alinhamento internacional com redes de repositórios similares com o envolvimento da COAR.
A Universidade do Minho, através dos seus Serviços de Documentação (SDUM), é a instituição portuguesa que integra a iniciativa OpenAIRE desde o seu início, acumulando as funções de Secretariado Nacional para o Acesso Aberto em Portugal, com a coordenação dos Secretariados Nacionais nos países da região sul da Europa (Chipre, Grécia, Itália, Malta, Portugal, Espanha e Turquia). Pertencendo ao núcleo de coordenação do OpenAIRE, os SDUM assumem ainda a responsabilidade de coordenação da área de serviços de informação de suporte, helpdesk e diretrizes técnicas para a interoperabilidade, contribuindo igualmente noutras áreas de trabalho como a disseminação, o alinhamento internacional e os indicadores estatísticos.
Início: 01/01/2015 Fim: 30/06/2018 Duração: 42 meses Website: http://www.openaire.eu
PASTEUR4OA - Open Access Policy Alignment STrategies for European Union Research
O projeto PASTEUR4OA desenvolveu a sua atividade no apoio e incentivo para o desenvolvimento de políticas de acesso aberto e dados abertos na União Europeia de acordo com a Recomendação da Comissão Europeia de julho de 2012 com vista a manter um alinhamento com a política do Horizonte 2020 sobre o acesso à investigação financiada pela Comissão.
Início: 01/02/2014 Fim: 31/07/2016 Duração: 30 meses Website: http://www.pasteur4oa.eu
FOSTER - Facilitate Open Science Training for European Research
O projeto FOSTER – “Facilitate Open Science Training for European Research” é uma iniciativa que pretende apoiar diferentes intervenientes envolvidos no processo de comunicação científica, principalmente jovens investigadores. Este apoio visa a adoção do acesso aberto no contexto do Espaço Europeu da Investigação (EEI) e a conformidade com as políticas de acesso aberto e com as regras de participação do Horizonte 2020 (H2020).
Para atingir este objetivo, o FOSTER focou-se na integração dos princípios e práticas de acesso aberto no atual sistema de investigação e contribuiu para o desenvolvimento de sessões de formação nas instituições que realizam investigação científica de forma a manter níveis de conformidade satisfatórios com as políticas de acesso aberto no EEI e H2020.
Foi criado um programa de formação sobre acesso aberto e dados abertos, consolidando atividades de formação dirigidas a diversas comunidades e países do EEI. Este programa incluiu pacotes de formação que sobre aconselhamento, apoio técnico na utilização de sistemas e-learning, b-learning e de auto-formação, disponibilização de materiais/conteúdos, sessões presenciais, principalmente formação de formadores, escolas de verão, seminários, etc.
O projeto foi coordenado pela Universidade do Minho e o consórcio constituído por 13 parceiros.
Início: 01/02/2014 Fim: 31/01/2016 Duração: 24 meses Website: http://www.fosteropenscience.eu/
OpenAIREplus
O OpenAIREplus deu continuidade e alargou a área de ação do projeto OpenAIRE, ampliando a rede de pontos de contacto e repositórios – para além de todos os 27 estados membros da UE, também a Noruega, Suíça, Croácia, Turquia e a Islândia -, e capitalizando a infraestrutura criada para identificar as publicações com financiamento no âmbito do 7ºPQ e ERC medindo o impacto da cláusula especial 39.
O OpenAIREplus construiu uma infraestrutura de Open Access de segunda geração, expandindo a rede de repositórios e a base de publicações abrangidas pelo OpenAIRE, incluindo todas as publicações Open Access indexadas pela infraestrutura DRIVER, e também recolhendo e indexando os metadados de conjuntos de dados científicos (datasets) de repositórios de dados de áreas científicas selecionadas.
Início: 01/12/2011 Fim: 31/05/2014 Duração: 30 meses Website: http://www.openaire.eu
MEDOANET – Mediterranean Open Access Network
Este projeto desenvolveu a sua atividade na coordenação a nível nacional e regional das estratégias políticas e estruturas de Acesso Aberto, de seis países do Mediterrâneo: Grécia, Itália, França, Espanha, Portugal e Turquia.
O MEDOANET teve como principais objetivos:
-
Coordenar estratégias, políticas e estruturas já existentes, através da sua identificação e mapeamento usando a ferramenta online “Mediterranean Open Access Tracker”;
-
Contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias, estruturas e políticas de Acesso Aberto, nos seis países do Mediterrâneo, assim como nos países circundantes, envolvendo decisores políticos e outras partes interessadas que possam promover a mudança, como as agências de financiamento, as universidades, os centros de investigação e as associações de bibliotecários;
-
Facilitar a coordenação e o comprometimento dos decisores políticos e elementos-chave através da realização de workshops a nível nacional e a nível europeu, de uma conferência a nível europeu e do desenvolvimento de diretrizes para a implementação de políticas de Acesso Aberto.
Cada parceiro do projeto funcionou como ponto central no seu país para o reforço das suas estratégias de Acesso Aberto e para o desenvolvimento de políticas relevantes com base em normas partilhadas e coordenadas.
Início: 01/12/2011Fim: 30/11/2013Duração: 24 meses Website: http://www.medoanet.eu/
OpenAIRE - Open Acess Infrastructure Research for Europe
O OpenAIRE tem como objetivo geral apoiar a implementação do Open Access na Europa. Fornece os meios para promover e realizar a adoção generalizada da Política de Open Access, conforme estabelecido nas orientações para o Open Access do Conselho Científico do ERC e no projeto piloto Open Access da Comissão Europeia.
O OpenAire foi um projeto de três anos que tinha como objetivo estabelecer a infraestrutura para apoiar os investigadores no cumprimento das condições Open Access do 7º PQ e do ERC, apresentando um amplo sistema europeu de helpdesk, baseado numa rede distribuída de pontos de contacto nacionais e regionais nos 27 países, em que os SDUM assumiram a coordenação dos países da região sul e o ponto de contacto em Portugal.
Início: 01/12/2009 Fim: 30/11/2011 Duração: 36 meses Website: http://www.openaire.eu
NECOBELAC - Network of Collaboration Between Europe & Latin American-Caribbean Countries
O projeto NECOBELAC é uma rede de colaboração entre os países Europeus, Latino Americanos e Caribe. Atuando no campo da saúde pública, pretende melhorar a escrita científica e promover os modelos de publicação em acesso aberto; Fomentar a cooperação técnica e científica entre os países da Europa e da América Latina e Caribe.
Para tal, foram desenvolvidas atividades de formação na escrita científica e acesso aberto, organizando cursos de formação de formadores em instituições europeias e da América Latina e Caribe.
Início: 01/02/2009 Fim: 30/01/2012 Duração: 36 meses Website: http://www.necobelac.eu
DRIVER II - Digital Repository Infrastructure Vision for European Research
O DRIVER II, “Digital Repository Infrastructure Vision for European Research”, foi um projeto dinamizado por um consórcio financiado pela União Europeia (UE) e que visou a constituição de uma estrutura organizacional e tecnológica para implementar uma camada de dados pan-europeia para permitir o uso avançado de recursos de conteúdos na área da investigação no ensino superior.
O DRIVER II desenvolveu uma infraestrutura de serviços e uma infraestrutura de dados. Ambas concebidas para instrumentar os recursos e serviços existentes na rede de repositórios. Deste projeto emanaram vários estudos sobre o estado da arte no que concerne a repositórios digitais, bem como diretrizes (cf. Diretrizes DRIVER 2.0) possibilitar uma maior interoperabilidade de dados e fornecedores de serviços.
Início: 01/12/2007 Fim: 30/11/2009 Duração: 24 meses Website: www.driver-repository.eu
Contactos do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta
|
|
|