Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
homepage
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 
Recolher referências 

 anterior | seguinte 

No separador Collect estão disponíveis três opções para recolha de referências bibliográficas:

  • Online Search: pesquisa online de referências bibliográficas (apenas nos recursos indexados no EndNote Web)
  • New Reference: criação manual de referências bibliográficas (útil para situações pontuais)
  • Import References: adiciona automaticamente referências bibliográficas por importação de ficheiro (a forma mais prática)

Online Search: pesquisa online de referências bibliográficas

Esta opção permite pesquisar online num dos diversos recursos disponíveis no EndNote Basic e recolher diretamente as referências bibliográficas, sem abandonar a plataforma.

Escolha a opção Online Search  no separador Collect.




Por defeito é apresentada uma lista com centenas de recursos disponíveis no EndNote Web. Para tornar mais simples a pesquisa, é possível personalizar esta lista através da opção Customize this list.



Selecione o(s) recurso(s) que pretende adicionar à lista personalizada e clique em Copy to favorites. Se pretender remover algum recurso da lista de favoritos, selecione-o e clique em Remove from favorites. No final clique em Hide para fechar a janela.

Da próxima vez que aceder à opção Online Search, a lista estará reduzida aos recursos que adicionou aos favoritos.



Escolha o recurso que pretende pesquisar e clique em Connect.



Componha a pesquisa pretendida. Dependendo do recurso selecionado, pode optar por pesquisar no título, no autor, no resumo..., e pode combinar diversos campos utilizando os operadores booleanos disponíveis. As opções Retrieve all records e Select a range of records to retrieve permitem recolher todos os registos que satisfaçam a pesquisa pretendida ou selecionar o intervalo de registos a recolher, respetivamente. No final clique em Search para lançar a pesquisa.

Terminada a pesquisa é apresentada a lista dos resultados:



Selecione o(s) registo(s) que deseja transferir para a sua biblioteca e clique na opção Add to group.... Nesta opção pode selecionar um grupo anteriormente criado, pode criar um novo grupo (opção New Group) ou pode utilizar a opção Unfiled e organizar as referências noutra altura.

New Reference: criação manual de referências bibliográficas

Esta opção permite criar uma referência bibliográfica através do preenchimento de um formulário.

No separador Collect escolha a opção New Reference.



Os campos a preencher variam consoante o tipo de referência a ser criada existindo campos com dados bibliográficos de preenchimento obrigatório e campos de preenchimento opcional. Tenha em atenção que o preenchimento do campo autor deve ser feito segundo o formato "Apelido, Nome próprio" e que, no caso de existir mais do que um autor, os nomes devem ser colocados em linhas diferentes (utilize a tecla Enter para mudar de linha), sem ser introduzida qualquer pontuação de separação. 

À medida que o formulário é preenchido, a referência é automaticamente gravada no grupo Unfiled. Para alterar esta localização clique na seta associada à palavra Groups e escolha um grupo já existente ou crie um novo grupo.




Import reference:
importação de referências bibliográficas

Com a terceira forma de recolha de referências tem a possibilidade de carregar automaticamente referências bibliográficas. Implica realizar a pesquisa numa base de dados compatível, selecionar os registos pretendidos e guarda-los no formato EndNote/RIS para depois importar o ficheiro gerado para o EndNote Basic.

Note que nem todas as bases bibliográficas são compatíveis com o EndNote Basic e, naquelas em que é possível a exportação, a forma como se processa a seleção e exportação das referências bibliográficas varia consoante a interface.

Veja aqui algumas demonstrações em vídeo de exportação de referências.

Para iniciar a importação do ficheiro escolha a opção Import References no separador Collect.





Procure o ficheiro que guardou anteriormente e escolha o filtro de importação - neste caso iremos usar o filtro RefMan RIS. A opção Customize this list permite personalizar a lista de filtros de importação.

Veja aqui a lista de recursos subscritos na UM, e alguns recursos gratuitos, e quais os filtros a aplicar.

Selecione onde pretende armazenar as referências (um grupo anteriormente criado, um novo grupo ou Unfiled). No final clique no botão Import.



 anterior | seguinte 


 Lista de filtros para importação de referências

Vídeos demonstrativos


 
  © 2018 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SDUM Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
ISO9001   Entidades certificadas:
Biblioteca Geral da Universidade do Minho
Biblioteca da Universidade do Minho em Guimarães