Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
homepage
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 
Criar e formatar bibliografias 

 anterior | seguinte 

No separador Format são disponibilizadas as seguintes ferramentas para a criação de bibliografias e formatação de referências:

  • Bibliography: criação automática de bibliografias a partir de um grupo;
  • Cite While You Write Plug-In: ferramenta para inserção de referências e criação de bibliografias em Microsoft Word;
  • Format Paper: criação automática de bibliografias a partir de um documento RTF;
  • Export References: exportação de referências para outros gestores.


Bibliography: criação automática de bibliografias a partir de um grupo

Permite a criação automática de bibliografias utilizando as referências bibliográficas de um determinado grupo e obedecendo a um determinado estilo bibliográfico. 

Selecione a opção Bibliography no separador Format.

 

No campo References escolha o grupo de referências que pretende utilizar para criar a bibliografia. Pode optar por usar um grupo ou o conjunto de todas as referências da biblioteca. No segundo campo (Bibliographic style) escolha um estilo bibliográfico: a lista é extensa mas pode personaliza-la através da opção Customize this list. Para ajudar na escolha, no fundo da página existe uma tabela com os estilos mas utilizados em determinadas áreas. Selecione o formato do ficheiro a criar: html, txt ou rtf. No final é possível gravar o ficheiro (botão Save), envia-lo por correio eletrónico (botão E-mail) ou previsualizar e imprimir (botão Preview & Print) a bibliografia, copiar o texto e colar a bibliografia no documento que está a redigir.





Cite While You Write Plug-In para Microsoft Word

Cite While You Write é um pequeno aplicativo que faz a ligação entre o EndNote Basic e o Microsoft Word, permitindo a fácil inserção de referências em documentos e a criação automática de bibliografias utilizando um dos diversos estilos disponíveis.


Para instalar este Plug-In aceda à opção Cite While You Write Plug-In no separador Format.

 

Clique em Download Windows ou Download Macintosh consoante o seu sistema operativo e siga as instruções apresentadas.

Nota: Na elaboração deste guia foi utilizado o plug-in para Windows e o Microsoft Word 2010.  

Após concluir a instalação, aceda ao Microsoft Word e clique no separador EndNote Web (em versões anteriores do Microsoft Word existe uma barra de ferramentas EndNote Web ou aceda a partir do menu Ferramentas).



Quando aceder a este separador ser-lhe-á pedido para efetuar o login. Insira o endereço de correio eletrónico e a palavra passe que utiliza para aceder ao EndNote Basic.


Inserir referências

Para inserir uma referência bibliográfica no documento, defina o estilo bibliográfico que pretende utilizar (opção Style). A lista de estilos encontra-se indexada à lista de estilos do EndNote Basic logo, se personalizou a lista no EndNote Basic, esta lista terá os mesmos items. De seguida coloque o cursor no local onde deseja inserir a citação e clique no icone Find Citations.



Insira um termo de pesquisa para procurar a(s) referência(s) desejada(s) e clique no botão Find. Selecione a referência pretendida e clique no botão Insert.



A citação é inserida de acordo com o estilo bibliográfico previamente definido e a referência é automaticamente adicionada à bibliografia no final do documento.




Editar citações

Para alterar o estilo bibliográfico utilizado basta selecionar um novo estilo na lista.

Não deve editar as citações diretamente no Word pois poderá perder funcionalidades do Cite While You Write. Deve usar o botão Edit Citation(s) para adicionar ou remover detalhes de uma citação já inserida (por exemplo adicionar páginas), combinar mais do que uma referência numa citação, alterar a ordem das referências citadas ou eliminar referências.



Ao clicar em Edit Citation(s) aparece a seguinte janela:



No lado esquerdo surge a lista das citações e respetivas referências existentes no documento. Depois de selecionar uma, pode ocultar o autor (opção Exclude author), ocultar o ano (opção Exclude year) e adicionar prefixos, sufixos e a(s) página(s). Os botões Insert e Remove permitem adicionar ou remover referências numa citação selecionada. Para alterar a ordem das referências de uma citação utilize os botões com as setas.


Outras funcionalidades

Remover códigos de campo: algumas editoras requerem que os documentos sejam enviados sem códigos de campo. O EndNote Basic disponibiliza uma ferramenta que cria um novo documento, baseado no original, mas sem os códigos de campo. Para aceder a esta ferramenta clique no botão Convert Citations and Bibliography e escolha a opção Convert to Plain Text.




Exportar referências utilizadas num documento:
é possível exportar para o EndNote Basic as referências que  inseriu num documento através do Plug-In Cite While You Write. Esta funcionalidade pode ser útil quando pretender guardar, imprimir ou distribuir uma lista das referências utilizados num determinado documento. Para exportar as referências clique no botão Export to EndNote Web e escolha a opção Export Traveling Library. As referências exportadas serão guardadas no grupo Unfiled.




Format paper: criação automática de bibliografias a partir de um documento RTF


A ferramenta Format Paper permite formatar as referências bibliográficas e criar a bibliografia, sem utilizar o Plug-In Cite While You Write,  percorrendo o documento em busca de citações temporárias. No final é apresentado um novo documento com as citações formatadas e com a bibliografia criada.

Para utilizar esta ferramenta, quando redigir o documento, insira as citações temporárias entre chavetas "{ }".


Aceda ao EndNote Basic e selecione a opção Format Paper no separador Format.



Clique no botão Procurar e localize o ficheiro no computador (apenas aceita ficheiros em RTF - Rich Text Format). Na opção Bibliographic style escolha o estilo bibliográfico pretendido. Pode utilizar a opção Customize this list para personalizar a lista de estilos. Clique no botão Format para formatar o ficheiro.

No final do processo é apresentado um relatório das operações efetuadas e, caso não existam citações ambíguas ou sem correspondência, é possível abrir o novo ficheiro ou guarda-lo no computador. Se existirem erros o sistema não identifica as citações, obrigando à revisão do documento.




Export references: exportação de referências para outros gestores


Permite criar um ficheiro de exportação de referências do EndNote Basic para poder ser utilizado noutro gestor bibliográfico (Reference Manager, EndNote, etc.). Para exportar referências escolha a opção Export References no separador Format.



No campo References escolha as referências que pretende exportar: pode escolher um determinado grupo de referências ou toda a biblioteca de referências. De seguida, no campo Export Style, selecione o tipo de ficheiro de exportação que pretende gerar. No final pode optar por guardar o ficheiro no computador (botão Save), envia-lo por correio eletrónico (botão E-Mail) ou prever e imprimir o seu conteúdo.

 anterior | seguinte 


 
  © 2018 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SDUM Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
ISO9001   Entidades certificadas:
Biblioteca Geral da Universidade do Minho
Biblioteca da Universidade do Minho em Guimarães