Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
homepage
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 
Recursos de acesso restrito à U.M. > Mais informação 



 
Communication Abstracts

fechar

Communication Abstracts, anteriormente produzido pela Sage Publications, é uma base de dados referencial especializada na área de comunicação, indexando as principais revistas nessa área e afins.
 
ERIC - Educational Resources Information Center via EBSCO

fechar

Base de dados de referência bibliográfica, contendo referências de periódicos do Current Index of Journals in Education and Resources in Education Index através do ERIC. Contém também cerca de 200.000 relatórios e outros documentos em texto integral.
Criador:   U.S. Department of Education
> Lista dos títulos indexados no ERIC
> Portal ERIC em plataforma livremente acessível na web
Recurso integrado na B-on.

   
Web of Science

 fechar

A Web of Science é o portal que agrega o conjunto de bases de dados bibliográficos e citação, indicadores bibliométricos e patentes, compiladas pela Clarivate Analytics, que integra:
- Web of Science Core Collection + Proceedings (1900-presente)
- Current Contents Connect (1998-presente)
- Derwent Innovations Index (1963-presente)
- KCI-Korean Journal Database (1980-presente)
- Medline (1950-presente)
- Russian Science Citation Index (2005-present)
- Scielo Citation Index
- Journal Citation Reports
- Essential Science Indicators
- InCites

Na opção All databases pode pesquisar simultaneamente nas referidas bases (exceto na Journal Citation Reports, Essential Science Indicators e Incites). Para utilização de serviços personalizados (listas de revistas e alerta do Table of Contents, salvaguarda do histórico de pesquisas, ativação de alertas bibliográficos e de citação) é necessário prévio registo (opção Sign in no topo da página).
Recurso parcialmente  integrado na B-on.

 

Web of Science Core Collection (inclui Proceedings)

 fechar

Web of Science é a designação comum que é dada a um conjunto de bases de dados também conhecidas como Science Citation Indexes:
>> Science Citation Index Expanded (SCI-EXPANDED--1900-presente);
>> Social Sciences Citation Index (SSCI--1956-presente);
>> Arts & Humanities Citation Index (A&HCI--1975-presente);
>> Conference Proceedings Citation Index- Science (CPCI-S--1990-presente);
>> Conference Proceedings Citation Index- Social Science & Humanities (CPCI-SSH--1990-presente);
>> Book Citation Index– Science (2005-presente)
>> Book Citation Index– Social Sciences & Humanities (2005-presente)
>> Emerging Sources Citation Index (2005-presente)
>> Index Chemicus (1993-present);
>> Current Chemical Reactions (1986-present) - inclui dados do Institut National de la Propriete Industrielle desde 1840.
Tratam-se de bases de dados de referência bibliográfica, que não contêm o texto integral dos documentos, mas que possuem uma característica especial: é possível ver quais os artigos citados por determinado artigo, ou verificar quantas vezes um artigo foi citado e onde. É a partir destas bases de dados que é calculado o fator de impacto das publicações periódicas, bem como outros indicadores bibliométricos presentes no Journal Citation Reports, Essential Science Indicators e Incites.
Este recurso está integrado com o EndNote Basic (gestor de referências bibliográficas).
As bases de dados são atualizadas semanalmente.
Editor: Clarivate Analytics
Recurso parcialmente  integrado na B-on.

 

Current Contents Connect

 fechar

A Current Contents é uma base de dados de referência bibliográfica, cobrindo aproximadamente 6.500 publicações periódicas em todas as áreas disciplinares, a nível internacional. A base de dados é atualizada semanalmente e contém dados desde 1998.
Editor:   Clarivate Analytics
Recurso integrado na B-on.

 

Derwent Innovations Index

 fechar

O Derwent Innovations Index é uma conhecida ferramenta de pesquisa de patentes, combinando recursos do Derwent World Patents Index e do Patents Citation Index. Contém mais de 11 milhões de invenções básicas e 22 milhões de patentes, com cobertura desde 1963.
As informações de patentes são extraídas de 40 órgãos emissores de patentes em todo o mundo e são organizadas em três categorias, ou seções: Chemical (Química), Electrical and Electronic (Eletricidade e Eletrónica) e Engineering (Engenharia).

Derwent Innovations Index acrescenta valor na forma de pesquisa ao incluir:
- Títulos descritivos e concisos, descrevendo as invenções e suas inovações.
- Resumos de 250 a 500 palavras sobre as características e inovação das invenções (redigidos em inglês, independentemente do idioma da patente.
- Família de patentes: reúne os pedidos de patentes numa estrutura de família de patentes.
- Códigos de classes Derwent: Permite pesquisar por categoria específica de invenções.
- Códigos manuais Derwent: Acrescentados pelos indexadores do Derwent, indicam os aspetos técnicos da inovação e as aplicações de uma invenção. Usar os códigos manuais para criar uma estratégia de pesquisa detalhada pode aumentar de forma significativa a velocidade e a precisão da pesquisa.
Recurso parcialmente  integrado na B-on (1963-2012), UMinho (até ao presente).

   
Medline

fechar

A Medline é uma reconhecida base de dados de referência bibliográfica, que indexa mais de 4.900 revistas, nas áreas de medicina, ciências da vida, ciências do comportamento, ciências, química e de bioengenharia, bem como enfermagem, odontologia, medicina veterinária, sistema de saúde, e ainda outros temas como ciência ambiental, biologia marinha, de plantas e animal, biofísica e química. Mais de 500.000 registos são adicionados anualmente. (cobertura: 1950-presente).
Integra indexação especializada, permitindo pesquisa por termos MeSH (Medical Subject Headings, um vocabulário controlado produzido pela U.S. National Library of Medicine.
Recurso integrado na B-on.

   
Korean Journal Database

fechar

KCI - Base de dados multidisciplinar de revistas científicas coreanas, geridas pelo National Research Foundation of Korea, possibilitando a pesquisa de artigos académicos deste país. (cobertura: 1980-presente).
Recurso integrado na B-on. 
 
Russian Science Citation Index

fechar

Base de dados de referência bibliográfica e dados de citação de artigos publicados nos principais periódicos científicos de ciência, tecnologia, medicina e educação. As principais publicações foram selecionadas e fornecidas pela Scientific Electronic Library - eLIBRARY.RU (cobertura: 2005-presente).
Recurso integrado na B-on.

 
Scielo Citation Index

fechar

Base de dados de referência bibliográfica e dados de citação de cerca de 650 periódicos publicados na América Latina, Espanha, Portugal, Caraíbas e África do Sul (cobertura: 1997-presente).
Recurso integrado na B-on.

 

Journal Citation Reports

 fechar

O JCR (Journal Citation Reports) é um recurso essencial para a avaliação e comparação de periódicos, recolhendo dados relativos a cerca de 8000 periódicos técnicos e científicos a nível mundial.
O JCR permite conhecer dados bibliométricos de diferentes periódicos, designadamente o fator de impacto, e comparar títulos dentro de uma mesma área científica.
A base de dados é atualizada todos os anos (normalmente, em meados do ano civil).
Recurso integrado na B-on.

 

Essential Science Indicators

 fechar

Disponível na plataforma Web of Science, Essential Science Indicators (Indicadores científicos básicos) é uma ferramenta de pesquisa que possibilita medir o desempenho científico e rastrear tendências nas principais áreas científicas. Utiliza dados de citações das publicações incluídas nos índices da Web of Science, de modo a classificar autores, instituições, países e publicações.
Atualização bimestral
Recurso integrado na B-on.

 
ITU World Telecommunication / ICT Indicators fechar

A base de dados World Telecommunication / ICT Indicators contém dados de 1960 a 2017 de mais de 180 estatísticas de telecomunicações / TIC (formato pdf) abrangendo redes de telefone fixo, assinaturas de telemóveis, qualidade de serviço, Internet (incluindo dados de assinaturas de banda larga fixa e móvel), tráfego, pessoal, preços, receita, investimento e estatísticas sobre o acesso às TIC e utilização domiciliária e individual.
ACESSO: recurso acessível na EEG e terminais da BPG (piso 6, sala S.6.2)

 
Library, Information Science & Technology Abstracts (LISTA)

 fechar

A Library, Information Science & Technology Abstract (LISTA) é uma base de dados de referência bibliográfica, que indexa mais de 600 periódicos, além de livros, relatórios, atas de congressos e conferências. A cobertura temática inclui as áreas de ciências da informação, biblioteconomia, gestão da informação e disciplinas afins. A cobertura temporal remonta a meados dos anos 1960.
Editor:   EBSCO
Recurso integrado na B-on.

   
Mathscinet

fechar

Mathscinet é uma base de dados de referência bibliográfica especializada na área das ciências matemáticas, que indexa mais de 650 periódicos, incluindo mais de 3.6 milhões de registos bibliográficos.  A cobertura temporal remonta a 1800. Editor: American Mathematical Society (AMS).

 
PsycINFO

 fechar

A PsycINFO 1887 é uma base de dados de referência bibliográfica, especializada nas áreas de psicologia e disciplinas afins, como educação, sociologia, psiquiatria, medicina, direito, antropologia, linguística, etc. Referencia cerca de 9.900 publicações periódicas, publicadas em mais de 50 países, capítulos de livros e livros em língua inglesa, desde 1887 até ao presente.
Esta base de dados é considerada a mais completa a nível mundial no domínio da psicologia, quer pela sua vasta cobertura, quer pela qualidade da informação que engloba. É atualizada mensalmente.
Criador:   American Psychological Association (APA)

   
Scopus

fechar

A Scopus é uma base de dados de referência bibliográfica multidisciplinar, que indexa perto de 19.500 revistas científicas com arbitragem científica, de mais de 5.000 editoras internacionais e tem atualização diária. A sua cobertura temática multidisciplinar abrange os domínios científicos, técnicos, área da saúde, ciências sociais e, mais recentemente, também artes e humanidades. Complementarmente, indexa informação de patentes e fontes de informação selecionadas da Web. Na lista de resultados é possível ordenar os registos recuperados por número de citações e refinar os resultados por diversos critérios.
Mais informações: http://www.info.sciverse.com/scopus/about  

 
Zentralblatt MATH

 fechar

Base de dados de referência bibliográfica na área da matemática pura e aplicada. Contém mais de dois milhões de registos, recolhendo informação desde 1968.
Editor:   European Mathematical Society; FIZ Karlsruhe; Heidelberger Akademie der Wissenschaften; Springer-Verlag.
Recurso integrado na B-on.

   
ABI/INFORM Collection

 fechar

A ABI/INFORM Collection combina informação académica, industrial, comercial e notícias regionais, nas áreas de economia, gestão, negócios, marketing, publicidade e áreas afins. Referencia artigos publicados em mais que 3000 revistas académicas, incluindo acesso a milhares de dissertações, documentos de trabalho, relatórios, fontes de notícias e outras.

   
Academic Search Complete

 fechar

A Academic Search Complete é uma base de dados multidisciplinar parcialmente em texto integral, compilada pela EBSCO, contendo milhares de publicações periódicas nas diferentes áreas do conhecimento, de diversas editoras. Atualizada diariamente.
N.º total de publicações indexadas: cerca de 13.500.
N.º de publicações c/ texto integral: cerca de 8.800 (7.650 c/ arbitragem científica).
Recurso integrado na B-on.

   
Business Source Complete

 fechar

A Business Search Complete é uma base de dados parcialmente em texto integral, compilada pela EBSCO, contendo publicações periódicas nas áreas de economia e negócios, de diversas editoras.
Recurso integrado na B-on.

   
CEPR - Centre for Economic Policy Research

fechar

Acesso a cerca de 9000 resumos de Discussion Papers, em texto integral, desde 1999 (desde nº 2050), de todas as áreas programáticas.

 
EconLit Full Text

fechar

EconLit é uma base de dados da American Economic Association, que constitui uma importante fonte de informação sobre literatura económica. A base de dados bibliográficos remonta a 1969 até à atualidade e abrange praticamente todas as áreas relacionadas com economia. Inclui cerca de 600 títulos,  parcialmente em texto integral.
Editor:   EBSCO
Criador:   American Economic Association

 
HeinOnline Core Collection

fechar

A HeinOnline Core Collection agrega milhões de imagens de páginas sobre a história jurídica, totalmente pesquisável. Inclui: Law Journal Library, Federal Register/CFR, U.S. Code, U.S. Supreme Court Library, Legal Classics, U.S. Presidential Library, Treaties & Agreements, English Reports, U.S. Statutes at Large, U.S. Federal Legislative History Library, U.S. Attorney General Opinions, European Center for Minority Issues, Manual of Patent Examining Procedure, Trends in Law Library Management and Technology, American Association of Law Libraries, Association of American Law Schools.

IBFD Tax Research Platform fechar

IBFD Tax Research Platform é um recurso especializado na área da tributação internacional e comparativa. Os recursos acessíveis nesta plataforma incluem 7 periódicos, glossário e acesso ao catálogo da biblioteca do IBFD. Para aceder apenas aos recursos subscritos selecione a opção "My subscriptions only"

  
LexisNexis Academic

 fechar

Lexis Nexis é uma base de dados de informações jurídicas, incluindo artigos de revistas, notícias, jurisprudência, legislação norte-americana, relatórios da indústria e análises de informações empresariais e macroeconómicas.
 
NBER Working Papers

 fechar

Fundada em 1920, o National Bureau of Economic Research é uma entidade privada, independente, e sem fins lucrativos, dedicada a promover uma maior compreensão de como funciona a economia. O NBER pretende divulgar estudos económicos imparciais entre formuladores de políticas públicas, profissionais de empresas e comunidade académica.

O Conselho de Administração do NBER é composto por representantes das principais universidades de investigação E.U.A. e grandes organizações nacionais de economia. Outros proeminentes economistas ligados ao sector empresarial, sindicatos e meios académicos também integram o Conselho de Administração.
Editor:   National Bureau of Economic Research (NBER)

   
Political Science Complete

fechar

Disponibiliza, em texto completo, cerca de 670 revistas científicas (das quais, 200 títulos com períodos variáveis de embargo e 170 correspondem a títulos descontinuados), cerca de 340 livros de referência e monografias, mais de 44.000 artigos de conferências de texto completo, incluindo da Associação Internacional de Ciência Política.
 
PsycARTICLES

 fechar

A PsycARTICLES é uma base de dados de revistas na área de psicologia, que disponibiliza o acesso ao texto integral de mais de 90 títulos com arbitragem científica (peer-reviewed), publicados pela APA e organizações aliadas (EUA, Canada e Europa).
Criador:   American Psychological Association (APA).

   
Regional Business News

 fechar

Base de dados que dá acesso ao texto integral de mais de 50 revistas e jornais de todas as áreas metropolitanas e rurais dos EUA.

   
Worth Global Style NetWork

fechar

WGSN é um serviço de informação na área do design e indústria da moda, com análise de tendências e incluindo um arquivo de 12 anos com mais de 5 milhões de imagens e 650 mil páginas de informações. Para aceder aos conteúdos clique em Login no canto superior direito.

 
ACM Digital Library - Association Computing Machinery

 fechar

 Conjunto de publicações periódicas da Association of Computing Machinery.
O texto integral está disponível para algumas publicações, desde 1952. Inclui: 48 periódicos e transactions; 12 magazines; 1003 proceedings; 69 SIG newsletters; 10 affiliated pubs. >> Lista de títulos disponíveis.
Editor:   ACM - Association for Computer Machinery. Recurso B-on.

Integra coleção bibliográfica que referencia (citação + resumo) as publicações das principais editoras na área da computação. Inclui mais de 750 000 citações, de mais de 3000 editoras, incluindo a ACM, cobrindo publicações de diversos tipos: livros, artigos de revistas, atas de conferências, teses e dissertações e relatórios técnicos.

   
ACS - American Chemical Society 

 fechar

Conjunto de cerca de 30 publicações periódicas da American Chemical Society.
Está disponível o texto integral referente aos quatro mais recentes anos de publicação. >> Lista de revistas.
Editor:   ACS - American Chemical Society
Recurso B-on

   
AIP - American Institute of Physics 

 fechar

Conjunto das publicações periódicas do American Institute of Physics. >> Lista de revistas.
Editor:   AIP - American Institute of Physics
Recurso B-on

   
Annual Reviews

 fechar

Conjunto de publicações periódicas da editora com o mesmo nome.
Os volumes da Annual Reviews são publicados anualmente focados em 29 disciplinas das ciências Biomédicas, Física e sociais. O texto integral está disponível desde 1996. >> Lista de revistas.
Editor:   Annual Reviews
Recurso B-on

   
Physical Review Online Archive (PROLA) fechar
O PROLA é um arquivo de revistas na área da física, que fornece acesso à coleção de periódicos da APS, desde o primeiro volume, com excepção do ano em curso e dos três anos anteriores.
Mais informação em: https://journals.aps.org/archive/
 
Elsevier (ScienceDirect)

 fechar

Conjunto de mais de 1900 revistas científicas. O texto integral está disponível desde 1995. >> Lista de revistas.
Editor:   Elsevier
Recurso b-on

   
Emerald Collections

 fechar

Coleção de cerca de 200 revistas, particularmente nas áreas de gestão e ciências da informação. Cobertura temporal variável.
Inclui duas coleções:
- Accounting, Finance & Economics
- Business, Management & Strategy
- Engineering
- Human Resource, Learning & Organization Studies
- Information & Knowledge Management
- Marketing
- Operations, Logistics & Quality
Editor:   Emerald ; MCB University Press

   
IEEE Xplore

 fechar

Portal do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), com acesso ao texto integral dos IEEE journals e ao IEEE conferences desde 2005 até ao presente.
Recurso b-on

   
IoP - Institute of Physics 

 fechar

Conjunto das publicações periódicas do Institute of Physics (EUA). O texto integral está disponível desde 1996. Editor:   Institute of Physics (IOP)
Recurso b-on

   
JSTOR - Arts & Science III e Business I (archive collections)

 fechar

Coleção de arquivo com cerca de 152 revistas nas áreas das artes e das humanidades e cerca de 46 revistas na área de economia e gestão. Estão disponíveis os artigos em texto integral publicados há mais de 3 ou 5 anos, consoante os títulos. Listas de títulos: A&S III - Business I 

 
Nature - International weekly journal of science 

 fechar

Está disponível o texto integral desde 2010 (os restantes títulos da mesma editora não estão acessíveis em texto completo).
Editor:   Nature Publishing Group
Recurso b-on

 
Royal Society of Chemistry (RSC) + Databases 

 fechar

Conjunto das publicações periódicas da Royal Chemical Society, do Reino Unido (incluindo o arquivo). O texto integral está disponível desde 1841.
Outras bases de dados acessíveis: Analytical Abstracts; Catalysts & Catalysed Reactions; Chemspider; Methods in Organic Synthesis; Natural Product Updates.
Recurso b-on

   
Sage (Political & Sociology Collections)

 fechar

Coleções de Revistas Political e Sociology (cerca de 60 títulos) da editora Sage Publications.
O texto integral está disponível a partir de diferentes datas consoante as publicações.
Lista de títulos: http://online.sagepub.com/browsejournals.dtl?source=available
Editor: SAGE Publications

   
SIAM - Society for Industrial and Applied Mathematics

 fechar

Acesso às 13 revistas da SIAM, desde 1997.
Editor:   Society for Industrial and Applied Mathematics
Recurso b-on

   
Springer

 fechar

Conjunto de mais de 1718 revistas científicas em texto integral, da coleção corrente (com cobertura desde o ano de 1997 até à atualidade) e da coleção de backfiles “Historical Journal Archives”, referente aos anos 1832-1996.
Recurso b-on

   
Taylor & Francis

 fechar

Conjunto com mais de 1764 revistas científicas da editora Taylor & Francis.
Datas de início da disponibilidade de acesso ao texto integral variáveis consoante a publicação.
Editor:   Taylor & Francis
Recurso b-on

UC Impactum

fechar

IMPACTVM é uma biblioteca digital de artigos científicos e publicações periódicas, vocacionada para promover a ciência produzida em espaço lusófono e incentivar a qualificação editorial dos títulos referenciados. Universidade de Coimbra.
Recurso b-on

   
Wiley InterScience

 fechar

Conjunto de publicações periódicas da editora Wiley (mais de 500 revistas científicas).
O texto integral está disponível desde 1997.
Editor:   Wiley InterScience
Recurso b-on

   
APA Handbook of Research Methods in Psychology

fechar

Obra constituída por 3 volumes:
Vol.1:  Foundations, planning, measures, and psychometrics;
Vol 2: Research designs: Quantitative, qualitative, neuropsychological, and biological;
Vol 3: Data analysis and research publication.
 
   
Springer Books / Book Series

 fechar

Acesso ao arquivo histórico de ebooks, referente aos anos 1902-2004 e à coleção “Contemporary Ebooks” referente aos anos de 2005 a 2008 e 3 coleções de 2009 (Biomedical and Life Sciences, Computer Science e Earth and Environmental Science), totalizando cerca de 22.000 títulos. Recurso b-on
Acesso às coleções Business & Management, Economics & Finance e Political Science and International Studies de 2018 (+ anos 2016 e 2017 apenas acessíveis em 2019). Recurso UMinho

 
UC Pombalina

fechar

A POMBALINA é uma biblioteca digital de livros, assim designado em homenagem ao Marquês de Pombal, a quem se deve a decisão de criar a Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC), em 1772. Ligada embora diretamente à atividade editorial da IUC, a POMBALINA privilegia o diálogo com outras editoras, procurando assumir-se como uma plataforma de difusão da cultura e ciência produzidas em espaço lusófono. Universidade de Coimbra.
Recurso b-on

   
Wiley eBooks

fechar

O acesso pode ser feito através do portal Wiley InterScience em http://www3.interscience.wiley.com/, com possibilidade de percorrer lista de títulos na opção Browse by Product Type - OnlineBooks e de pesquisa usando o mesmo delimitador na opção Advanced Search. Os livros estão igualmente referenciados no catálogo bibliográfico da Universidade do Minho. Pode ainda ser consultada uma lista completa dos 75 títulos disponíveis via Wiley: http://www.sdum.uminho.pt/uploads/ebooks_wiley.pdf
 
Infopédia - Porto Editora

 fechar

Base de conteúdos de referência, que disponibiliza 29 dicionários online, de várias Línguas (português, inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, neerlandês, chinês, tétum e grego), complementados com informação enciclopédica e esclarecimentos de dúvidas linguísticas. Cada um dos dicionários está agrupado por língua, associada à respetiva bandeira. Inclui ainda o dicionário de Língua Gestual Portuguesa, dicionários de Verbos (portugueses, ingleses, franceses e espanhóis), dicionários de Siglas e Abreviaturas, de Toponímia, de Antroponímia e de Termos Médicos.

 
Jornal Económico

fechar

Para aceder ao jornal pode fazer o download da App do OJEconómico ou, alternativamente, aceder através do site http://www.jornaleconomico.sapo.pt/.
Depois clique no ícone de login e selecione @office.
   

 



 
  © 2020 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SDUM Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
ISO9001   Entidades certificadas:
Biblioteca Geral da Universidade do Minho
Biblioteca da Universidade do Minho em Guimarães