Universidade do Minho  

         
 
  Autenticação/Login
 
homepage
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 



Serviço de atribuição de identificadores digitais persistentes  - DOI

Os SDUM disponibilizam o serviço de atribuição de identificadores digitais persistentes (DOI - Digital Object Identifier) a publicações periódicas académicas e científicas associadas à Universidade do Minho e às suas unidades orgânicas (UOEI, Unidades Culturais e Serviços).

Um identificador DOI é permanentemente atribuído a um objeto de forma a fornecer uma ligação persistente e resolúvel para um objeto em redes digitais. Os identificadores persistentes DOI permitem a identificação inequívoca de uma publicação e a sua correta e clara referenciação para efeitos de divulgação (referências bibliográficas, páginas pessoais, currículos, portais de pesquisa, etc…). Desta forma, mesmo que o endereço web da revista ou o local da publicação seja alterado, é possível manter atualizado o identificador para garantir sempre a ligação à publicação. Além da vantagem da indentação persistência e inequívoca associada às publicações, também os elementos descritores, como o título, autores e resumos, são partilhados e disponibilizados para o desenvolvimento de serviços de pesquisa, indicadores e métricas.

As entidades e pessoas responsáveis por publicações periódicas associadas à Universidade do Minho podem aderir ao serviço através do preenchimento do formulário de adesão ou contactar-nos para qualquer informação adicional (email: editorial@sdum.uminho.pt; Tel.: 253 604 155).

Durante o ano de 2017, a título experimental, o serviço será gratuito para os seus utilizadores.

ADESÃO AO SERVIÇO
 
A adesão de novas publicações periódicas implica o preenchimento de um formulário com informação de contacto e da publicação para que seja definido o prefixo, avaliadas as condições técnicas para a atribuição dos identificadores e finalmente é definida uma metodologia de registo de DOIs.
 
> Formulário de Registo de Nova Revista 
 
INFORMAÇÃO ADICIONAL

A estrutura do DOI é definido com base em três principais aspetos: URL base, prefixo UMinho, Contexto da revista. Desta forma, a construção do DOI associado à revista deve ser definido com base em:
Valores fixos (URL base e prefixo UMinho): https://dx.doi.org/10.21814/
Variável da Revista: Prefixo -> rdu (como prefixo de Revista da Universidade).
Variável do Registo: número -> 23.

Exemplificando, o DOI atribuído ao registo 23 será:
https://dx.doi.org/10.21814/rdu.23
 
O registo de DOIs é centralizado nos SDUM, pelo que as revistas deverão enviar o ficheiro XML próprio com os dados a registar e validar com os Serviços de Documentação.

Para revistas que já possuem um DOI é possível efetuar a transferência para o serviço da UMinho.

A atribuição retrospetiva de DOIs implica uma análise prévia.

Mais informações:
Email: editorial@sdum.uminho.pt
Tel.: 253 604 155


 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SDUM Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
ISO9001   Entidades certificadas:
Biblioteca Geral da Universidade do Minho
Biblioteca da Universidade do Minho em Guimarães