Destinatários: |
Utilizadores (membros da UMinho) não familiarizados com a ferramenta, interessados em utilizar um aplicativo para a automatização da gestão de referências bibliográficas (recolha, organização e utilização). |
Objetivo: |
Dar a conhecer as principais caraterísticas do Zotero nas versões Desktop e Web; explicar as diversas formas de recolher referências bibliográficas e documentos em vários recursos (bases de dados, repositórios, motores de pesquisa, etc.) para o Zotero; destacar as funcionalidades que permitem organizar e editar de referências e documentos no Zotero; demonstrar os procedimentos utilizados na integração e edição de citações e referências bibliográficas no Word; apresentar as aplicações da rede social utilizadas na partilha da informação. |
Programa: |
Zotero - Gestor de referências bibliográficas
- Introdução
- Registo no Zotero
- Instalação Zotero Desktop
- Instalação de plugins e conectores para browsers
Zotero Desktop
- Configurar Preferências
- Painel: Visão Geral
- Coleções e Subcolecções
- As Minhas Publicações
- Capturar Documentos
- Integrar com o Microsoft Word
- Organizar a sua biblioteca
Zotero Web
- Visão geral
- Criar conta
- Configurar a sincronização do Zotero Web
- Criar Grupos
- Procurar pessoas e partilhar informações
|
Modalidade: |
- Presencial - Online via Zoom |
Duração: |
3 horas (com exemplificação prática)
|
Período: |
Ao longo do ano letivo. |
Marcação: |
a) Ação disponível a pedido - os pedidos de agendamento deverão ser efetuados através do endereço de e-mail formacao@usdb.uminho.pt b) Ao longo do ano letivo poderão ser promovidas ações deste tipo abertas a toda a comunidade (consulte a agenda de formação) |
Observações: |
A ação presencial requer disponibilidade de sala equipada com computadores, Internet e projetor. |