Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
homepage
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 
voltar 
Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento - 9ª sessão
Sessão online via ZOOM, quarta-feira, 20-05-2020
No dia 20 de maio, entre as 17h30 e as 19h00, realiza-se, através da plataforma ZOOM, a 9ª sessão da Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento (RCdC), dedicada ao livro "A Casa Grande de Romarigães", de Aquilino Ribeiro.
Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento - 9ª sessão
 

 *A sessão será dinamizada e poderá ser participada através da Plataforma Zoom.
Os dados de acesso serão, oportunamente, divulgados.


Publicada em 1957, a crónica romanceada "A Casa Grande de Romarigães" retrata sucessivas gerações da antiga Quinta e Capela de Nossa Senhora do Amparo, desde tempos que recuam ao domínio do suserano, na Idade Média, passando pelas guerras da restauração, invasões francesas, disputas liberais, até à emigração para o Brasil, a partir da segunda metade do séc. XIX.
Os ancestrais usos e costumes, da partilha da água e da partilha do monte, aí são revisitados, a par das mentalidades da nobreza do norte de Portugal ancoradas simultaneamente na religiosidade e no misticismo popular.
Tão luxuriante quanto a natureza alto-minhota é a linguagem, que Aquilino cinzela com admirável mestria.

Autor: Aquilino Ribeiro
Natural de Carregal de Tabosa, concelho de Sernancelhe, onde nasceu em 13 de setembro de 1885, viria a falecer, em Lisboa, em 27 de maio de 1963.
Após o perecimento da 1ª mulher, Grete Tiedemann, casou, em Paris, com Jerónima Dantas Machado, filha de Bernardino Machado, razão que explica a ligação afetiva ao território de Paredes de Coura. O escritor e a família recuperam a Casa Grande de Romarigães e a Capela de Nossa Senhora do Amparo, e aí viveram em meados do séc. XX.
A extensa bibliografia espraia-se por diferentes géneros literários: romances; contos; memórias; literatura infanto-juvenil, de que é emblemático o "Romance da Raposa"; história, a que acresce a tradução de obras.
Note-se que Aquilino Ribeiro foi perseguido pela censura, na sequência da publicação, em 1958, de "Quando os Lobos Uivam". Nesse mesmo ano, militou ao lado de Humberto Delgado à Presidência da República.
Em 1982 foi agraciado, a título póstumo, com o Grau de Comendador da Ordem da Liberdade. Por deliberação da Assembleia da República, em 19 de setembro de 2007, os restos mortais de Aquilino Ribeiro foram trasladados para o Panteão Nacional.

Dinamizadora: Maria de Fátima Silva Cabodeira
Técnica superior da Câmara Municipal de Paredes de Coura é responsável pelo Arquivo Municipal de Paredes de Coura e pela coordenação técnica do Arquivo Literário do escritor Mário Cláudio.

Com a participação de Aquilino Machado, TERRITUR-CEG, UL.

Fique online!

>> Cartaz da 9ª sessão

INSCRIÇÕES EM: https://bit.ly/3dCHkQZ


contactos
Universidade do Minho
Serviços de Documentação
Telef.: 253 60 41 50
E-mail: sdum@sdum.uminho.pt
 
voltar 
 
  © 2024 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SDUM Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
ISO9001   Entidades certificadas:
Biblioteca Geral da Universidade do Minho
Biblioteca da Universidade do Minho em Guimarães