Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
homepage
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 
voltar 
Ação de formação "PORDATA - Base de Dados de Portugal Contemporâneo"
Campii de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães), sexta-feira, 24-02-2012
Os Serviços de Documentação da Universidade do Minho convidam todos os interessados a participar na ação de formação "PORDATA - Base de Dados de Portugal Contemporâneo", orientada por formador da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Ação de formação "PORDATA - Base de Dados de Portugal Contemporâneo"
 

Os Serviços de Documentação da Universidade do Minho convidam todos os interessados a participar na ação de formação "PORDATA - Base de Dados de Portugal Contemporâneo", orientada por formador da Fundação Francisco Manuel dos Santos. A inscrição é gratuita (limitada à capacidade da sala).

Programa

Abordagem e explicação de todos os conteúdos disponíveis na base de dados Pordata (www.pordata.pt). Métodos de consulta, análise dos dados, utilização de ferramentas, montagem e análise de gráficos, exportação de conteúdos, área pessoal, entre outros. Explorar de forma prática os novos conteúdos Pordata, nomeadamente a segunda base de dados destinada a analisar e comparar os dados estatísticos de vários países Europeus.

SESSÃO 1
Data/Horário: sexta-feira, dia 24 de fevereiro de 2012, das 10h00 às 12h00
Local: Campus de Azurém - Bloco A, Lab. de Informática GAE - Sala 1.

SESSÃO 2
Data/Horário: sexta-feira, dia 24 de fevereiro de 2012, das 14h00 às 16h00.
Local: Campus de Gualtar - CPII, Lab. de Informática GAE - sala 2.

INSCRIÇÕES e outras informações
Por favor enviae uma mensagem para formacao@sdum.uminho.pt ou contactar por telefone (253604153), indicando o nome, e-mail, unidade/curso a que está associado, sessão pretendida.

________________________________________

Sobre a PORDATA

A PORDATA é o primeiro grande projeto da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), presidida pelo Professor António Barreto, sendo a sua missão a de promover e aprofundar o conhecimento da realidade portuguesa, procurando desse modo contribuir para o desenvolvimento da sociedade, o reforço dos direitos dos cidadãos e a melhoria das instituições públicas.

A equipa PORDATA

A ideia da Pordata surge no seguimento de dois projetos coordenados por António Barreto: A Situação Social em Portugal: 1960-1995 (publicado em 1996) e A Situação Social em Portugal: 1960-1999 (publicado em 2000). Estávamos no final dos anos 90 e, com os meios disponíveis na altura, foi possível reunir um vasto conjunto de séries estatísticas sobre a sociedade portuguesa em diversas áreas: População; Saúde; Educação; Emprego e Condições de Trabalho; Produto, Rendimentos e Níveis de Vida; Habitação; Conforto e Bem-Estar; Segurança Social; Cultura; Justiça; Contas Nacionais e Função Social do Estado; Empresas e Trabalhadores. A recetividade a estas duas publicações em livro ultrapassou todas as expectativas.

O projeto Pordata prevê disponibilizar os dados estatísticos em três fases principais: para Portugal (1.ª fase), para Portugal e países da UE 27 (2.ª fase) e para as regiões e municípios portugueses (3.ª fase). O vetor comum a toda a informação apresentada é o tempo. Publicada sob a forma de séries cronológicas, a informação incide sobre um longo período, que se inicia, sempre que possível, em 1960 e se prolonga até à atualidade.

Maria João Valente Rosa, Diretora do Projeto
In http://www.pordata.pt/Sobre+a+Pordata


contactos
Universidade do Minho
Serviços de Documentação
Telef.: 253 60 41 53
E-mail: formacao@sdum.uminho.pt
 
voltar 
 
  © 2024 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SDUM Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
ISO9001   Entidades certificadas:
Biblioteca Geral da Universidade do Minho
Biblioteca da Universidade do Minho em Guimarães