Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
homepage
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 
voltar 
UMinho Open Access Seminar
Escola de Direito, campus de Gualtar, Braga, entre quarta-feira, 06-02-2013 e sexta-feira, 08-02-2013
Organização da UMinho, em parceria com os projetos OpenAIRE e MedOANet. Estiveram mais de 120 participantes de 24 países, com perfis e interesses diversos, com apresentações e discussões animadas e inspiradoras.
UMinho Open Access Seminar
 
Os Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM), em parceria com os projetos OpenAIRE e MedOANet, realizaram o "UMinho Open Access Seminar" nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro de 2013, no campus de Gualtar, em Braga. Estiveram mais de 120 participantes de 24 países e com perfis e interesses diversos, havendo apresentações e discussões animadas e inspiradoras. Para os que não se inscreveram e não puderam viajar até ao Minho, podiam seguir o evento nas redes sociais (hashtag #UMinhOA) e pelo livestreaming de algumas sessões.

Aproveitando a oportunidade de reunir especialistas em acesso aberto internacionais parceiros no projeto OpenAIRE e no projeto MedOANet, a UMinho organizou um evento que incluiu as reuniões formais de ambos os projetos e um dia de seminário com sessões sobre políticas de acesso aberto, ciência aberta, interoperabilidade e infraestruturas para a investigação. Dos três dias de trabalhos fizeram parte: o European Workshop do projeto MedOANet, no dia 6, com entrada reservada a membros do projeto e a convidados; o Seminário, no dia 7, aberto a todos os interessados; e no dia 8 o OpenAIRE Interoperability Workshop, também aberto a todos os participantes. Esta iniciativa foi irigida tanto a membros dos projetos MedOANET e OpenAIRE como a gestores de repositórios, produtores de dados científicos, NOADs do OpenAIRE, interessados em ciência aberta, investigadores e bibliotecários.

Bernard Rentier, Jean-François DeChamp e Geoffrey Boulton entre os oradores

O dia principal do evento foi na quinta-feira. Às 9h00 interveio o reitor da UMinho, António M. Cunha, seguindo-se sessões sobre as políticas de Acesso Aberto na Europa, principalmente nos seis países do Mediterrâneo envolvidos no projeto MedOANet. Ao longo da manhã discursaram peritos de renome como Bernard Rentier, reitor da Universidade de Liège (Bélgica) e Jean-François DeChamp, da Direção-Geral da Investigação e Inovação da Comissão Europeia.

A partir das 14h00 houve painéis sobre a ciência aberta e os dados abertos, com o testemunho de Geoffrey Boulton, da Escola de Geociências da Universidade de Edimburgo, que presidiu o grupo de trabalho responsável pelo relatório "Science as an Open Entreprise", um dos principais documentos sobre os desafios e as possibilidades da ciência aberta publicados recentemente.

Contextualização

O MedOANet European Workshop reúne decisores chave e membros dos Grupos de Trabalho dos seis países do Mediterrâneo: Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia e Turquia. Tem a contribuição de peritos em acesso aberto e representantes de organizações e iniciativas internacionais relevantes. Do workshop resultou o desenvolvimento de um documento com as conclusões/recomendações sobre como implementar políticas de acesso aberto em sintonia com as recomendações da Comissão Europeia e coordenadas com outras iniciativas de acesso aberto a decorrer nos países So sul da Europa participantes no projeto.

O OpenAIRE Workshop centrou-se na interoperabilidade entre infraestruturas de investigação para repositórios de publicações e dados científicos. Um marco do projeto OpenAIRE é a compreensão de como os repositórios de dados podem comunicar com outros sistemas e, para responder a isso, definiu como objetivos do workshop: 1) a disseminação das diretrizes do OpenAIRE, que incluiu uma discussão sobre iniciativas nacionais e identificação de outras atividades que envolvam dados científicos; 2) uma discussão técnica sobre os desafios e abordagens que o OpenAIRE tem desenvolvido sobre interoperabilidade. Neste contexto estiveram presentes representantes de fontes de dados selecionadas, para abordar formas de ligar sistemas, os desafios envolvidos e as prioridades. Outros tópicos de discussão foram formatos de metadados, estatísticas, identificadores únicos, entre outros.

Mais informações:
http://openaccess.sdum.uminho.pt/?p=1173
http://openaccess.sdum.uminho.pt/?p=1767
ficheiros anexos
UMinho Open Access Seminar - programa (.pdf) (739725 bytes)
Fotografias
 
voltar 
 
  © 2024 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SDUM Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
ISO9001   Entidades certificadas:
Biblioteca Geral da Universidade do Minho
Biblioteca da Universidade do Minho em Guimarães