Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
homepage
Mapa do Site
Contactos
FAQs
Email
   
  imprimir
 
voltar 
Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento - 13ª sessão
Sessão online via ZOOM, quarta-feira, 18-11-2020
No dia 18 de novembro, entre as 17h30 e as 19h00, realiza-se, através da plataforma ZOOM, a 13ª sessão da Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento (RCdC), dedicada ao livro "O Tempo Não Existe: Manifesto (Bilingue)", de Nadir Afonso.
Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento - 13ª sessão
 

A sessão será dinamizada e poderá ser participada através da Plataforma Zoom.
Os dados de acesso serão enviados após a inscrição.

"Neste texto de carácter dissertativo e persuasivo, o pintor Nadir Afonso expõe em forma de manifesto as suas teorias sobre a inexistência do tempo e sobre a matemática como essência da arte. Não há tempo, há leis, há espaço, há movimento e a crença dos homens que julgam pressentir o tempo. De acordo com o pintor ensaísta, "a evolução é movimento. As diferenças de energia estabelecem diferenças de espaço e de velocidade, mas não estabelecem diferenças de tempo. O movimento é determinado pelas energias da natureza, enquanto o facto tempo é determinado pelas sensações abstratas dos homens." No seguimento desta perspetiva ou como consequência da mesma, surge uma outra declaração intempestiva, cuja corroboração é feita neste texto ensaístico, mas está, para além disso, bastante explícita na obra de Nadir Afonso: a matemática é a essência da arte, o artista é aquele que descobre as relações matemáticas e geométricas no interior da natureza. Esta perspetiva não se aplica apenas às artes visuais, mas também à música ou à literatura, ambas feitas de sonoridades e ritmos matemáticos."
Edição: Dinalivro, agosto de 2010

Autor: Nadir Afonso
Nadir Afonso (Chaves, 04/12/ 1920 - Cascais, 11/12/ 2013) diplomou-se em Arquitetura na Escola de Belas-Artes do Porto. Colaborou com Le Corbusier e com Óscar Niemeyer. Expôs no Salon des Réalités Nouvelles, Galeria Denise René, Maison des Beaux-Arts, Bienal de São Paulo, Fundação Calouste Gulbenkian Lisboa e Paris, Museu Nacional de Soares dos Reis, Museu do Chiado, Museu da Presidência da República, Museu Carlo Bilotti/Villa Borghese, Roma e no Palazzo Loredan em Veneza. Autor de obra teórica: La Sensibilité Plastique, Les Mécanismes de la Création Artistique, Le Sens de L' Art; O Universo e o Pensamento; Sobre a Vida e Sobre a Obra de Van Gogh; Da Intuição Artística ao Raciocínio Estético; As Artes, Erradas Crenças e Falsas Críticas; Nadir Face a Face com Einstein, Manifesto: O tempo não existe. Representado no Centre George Pompidou, CitiBank, JP Morgan Chase, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação MilleniumBcp, Berardo, CGD, Museu de Arte Moderna de S. Paulo, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu do Chiado, Museu Soares dos Reis, Museum Im Kulturspeicher, Szépmüvészeti Múzeum. Doutor Honoris Causapela Universidade do Porto e pela Universidade Lusíada. Prémio Amadeo de Souza-Cardoso e Prémio Nacional de Pintura. Oficial e Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

Dinamizado por: Laura da Assunção Afonso
Presidente da Fundação Nadir Afonso.

Aceite a nossa sugestão, leia o livro e junte-se à conversa.


>>
Cartaz da 13ª sessão

INSCRIÇÕES EM: https://bit.ly/CLRCdC_13



contactos
Universidade do Minho
Serviços de Documentação
Telef.: 253 60 41 50
E-mail: 
 
voltar 
 
  © 2024 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SDUM Símbolo de Acessibilidade na Web D.
 
ISO9001   Entidades certificadas:
Biblioteca Geral da Universidade do Minho
Biblioteca da Universidade do Minho em Guimarães